Tutorial: Acessando sua conta do GMAIL via POP em vários computadores ao mesmo tempo

O GMail é um dos melhores serviços de email do mundo, não há dúvida. Para alguns inclusive é a melhor. Sua solução empresarial é bastante completa e satisfatória, contando com ferramentas simples mas ao mesmo tempo bastante avançadas.

Gmail_logo

Isto não quer dizer porém que ele não seja falho em algumas situações, deixando de fora algumas opções importantes ou “óbvias, como por exemplo a capacidade de funcionar via POP em mais de um computador. Por exemplo, digamos que você tenha sua conta de email configurada no Outlook em seu notebook, e no Thunderbird no PC de casa, obviamente vai funcionar nos dois através do POP, mas as mensagens que um dos PCs receber não será recebida pelo outro!

Vejamos um cenário ainda pior. Uma determinada empresa, que usa o Google App for Domain, possui uma conta de email que é compartilhada por vários funcionários. No entanto, se um deles recebe uma determinada mensagem em seu computador, os outros colegas não irão recebe-la. Isto ocorre porque os programas de email marcam a mensagem como lida nos servidores do Google, e assim ela não é baixada novamente, mesmo se for por outro PC.

Eu nunca havia prestado atenção nesta situação porque porque este é um cenário bastante particular, e outra porque prefiro utilizar IMAPI para a maioria dos casos. Mas hoje passei pelo aperto de bater de cara com este problema numa empresa em que migrei o serviço de email para o Google Apps For Business. Depois de tudo pago e migrado, os funcionários que compartilham a mesma conta, começaram a reclamar que não recebiam todos os emails. Custei a descobrir primeiro o problema, e depois a solução, que embora simples, é um tanto quanto gambiarrada.

Abra seu cliente de email e vá até a configuração da conta. No Thunderbird vá em Ferramentas > Configurar contas. No Outlook basta ir em Ferramentas > Configurações de conta ou algo parecido dependendo da versão.

Escolha a conta que deseja configurar e no nome de usuário coloque o seguinte na frente:
recent:
Exemplo: Se o seu nome de usuário é fulano@gmail.com mude para recent:fulano@gmail.com
Salve e mande receber novamente. Os emails vão chegar normalmente a partir de então.

tbird

O único problema é que ao fazer isto, você vai receber todos os emails que estiverem na sua conta, mesmo que você já os tenha recebido antes duplicando alguns ou milhares de itens em sua caixa de entrada.

2 respostas para Tutorial: Acessando sua conta do GMAIL via POP em vários computadores ao mesmo tempo

  1. Isadora disse:

    Amigo, e se nas configurações de conta dentro do gmail, se eu marcar a opção de não marcar como lida quando a mensagem for aberta.. por acaso vai baixar a cópia das mensagens nos dois computadores ?

  2. Adryanss disse:

    Amigo! Obrigado mesmo! Eu tava precisando dessa!😀

%d blogueiros gostam disto: