Tutorial: Android Jelly Bean (4.1.1) no Galaxy Tab 10.1 3G

OK! Hora de voltar a labuta aqui no meu bloguinho.
E para comemorar melhor do que nunca, um super tutorial pra vocês. Android Jelly Bean (4.1.1) no abandonado Galaxy Tab 10.1 (GT-P7500).

O Galaxy Tab é um bom aparelho, e me serve perfeitamente no dia a dia. Seja no trabalho com a dupla email+logmein, seja em casa com filmes (netflix),  jogos, web e quadrinhos.
Mas eu esperava ansiosamente que a Samsung atualizasse pelo menos para o ICS, e a demora quase me fez troca-lo por um Motorola Xoom, que querendo ou não está atualizado, mas mas uma vez o Cyanogem salvou o dia.

Eu nunca quis utilizar estas ROMs alternativas, porque muita coisa não funciona direito e francamente, eu gosto das modificações que a Samsung fez no Android. O que me levou a mudar de idéia foi a ROM que o pessoal do XDA developers (como sempre) desenvolveu, baseada no CyanogenMOD 10, e que funciona quase perfeitamente. Está tudo lá, 3G, Wifi, Bluetooth, Vídeo acelerado por Hardware, sensores, Google Now(!), etc.. somente a câmera e a galeria não estão funcionando. Como câmera em Tablets não é tão fundamental assim, e a galeria pode ser substituída por outro programa, resolvi testar.

CyanogenMOD é uma ROM com alto índice de desempenho e customização, sem ser brega como a maior parte das ROMs que você encontra por ai. E tudo que eles adicionam ao Android tem como objetivo principal melhorar a performance e a usabilidade dele.
Num primeiro momento você acha que na verdade eles apenas  “tiraram” um bocado de coisa, mas basta entrar nas configurações do sistema para entender como é que eles trabalham.

Screenshot_2012-07-26-19-39-33
Tela inicial espartana do CyanogemMOD.

Agora, você veio aqui pra flashar ou pra conversar???
Continue lendo para ver o tutorial:

INGREDIENTES:

– Pra facilitar sua vida, eu coloquei tudo que você precisa num pacotão de felicidades que você baixa clicando aqui!
Dentro dele você vai encontrar os seguintes arquivos:
Odin3 v1.85.exe (Para instalar o primeiro recovery)
recovery-cwm_4.0.0.4-sam-tab-10.1.tar.md5 (CWM Recovery para o kernel do Android 3.2)
Samsung_Galaxy_Tab_10.1_root.zip (Root para o kernel 3.2)
adb.exe (Para instalar o TWRP)
recovery.img (Imagem de instalação do TWRP)
cm-10-20120722-UNOFFICIAL-p4-sig.zip (ROM Cyanogen MOD não oficial para o Galaxy TAB 10.1)
gapps-jb-20120717-signed.zip (Alguns aplicativos do Google que você não vai conseguir instalar pelo Market como o Youtube, PlayMusic, Google Now, etc..

———————————–

A PRIMEIRA E MAIS IMPORTANTE COISA QUE VOCÊ DEVE FAZER É O BACKUP COMPLETO DE SEU SISTEMA! SALVE SEUS DADOS, FOTOS, VIDEOS, ETC… POIS TUDO SERÁ IRREMEDIAVELMENTE DELETADO.
LEMBRE-SE, AVENTURAR-SE POR ESTES CAMINHOS PODE DESTRUIR COMPLETAMENTE SEU APARELHO, E EU NÃO ME RESPONSABILIZAREI POR NADA QUE VENHA A LHE ACONTECER.

Este tutorial é bastante extenso e meio intimidante, principalmente quando você ainda não tem o root instalado. Mas no fim é muito recompensador!
Ele foi feito utilizando primariamente a ROM STOCK da VIVO no GALAXY TAB 3G. Não tenho como ajudar em outro cenário, pois o meu aparelho é este. No entanto se eu consegui você também consegue.

Se você já possui acesso a Root no seu tablet , parabéns, pule para a 2ª Etapa. Sua vida será bem mais fácil!! Alegre
Se ainda não possui root ou está em dúvida, booo! Vamos fazer o processo de rooteamento do TABLET. Prepare-se, pois esta é a parte mais chata do processo.

1ª ETAPA: OBTENDO ACESSO COMO ROOT NO GALAXY TAB

A) Desconecte completamente todo e qualquer aparelho ANDROID ligado em seu computador e desligue e desconecte também seu Tablet.

B) Uma vez desligado, segure o botão de “Volume –“ e segure o botão de ligar por 5 a 10 segundos. Quando o logo branco Samsung Galaxy Tab 10.1 aparecer, solte o botão de ligar. Vai aparecer uma tela de seleção:
20120725_164611

C) Utilize o botão “Volume –“ para deixar marcado o robozinho escrito Download e então pressione “Volume +” para selecionar. Aperte “Volume +” novamente para confirmar. Você estará agora em modo de Download.

D) Conecte o Tablet no cabo USB e espere os drivers serem instalados. Se houver algum erro, desconecte e conecte novamente. Não pode haver nenhuma mensagem de erro na instalação dos drivers. Se houver cancele. Tente descobrir o que há de errado em seu computador.
O mais provável é que você não possua o Samsung Kies instalado. E infelizmente este crapware da Samsung é necessário, ou melhor, indispensável para o processo. Baixe-o e instale-o clicando aqui. Então repita o processo do início.

E) Agora salve o arquivo “galaxytab.zip” que você baixou lá no início do tutorial na raiz da sua unidade de disco C:\, e então descompacte-a. Uma pasta será criada com os arquivos necessários dentro. Deverá ficar assim:
C:\galaxytab
Dentro da pasta que você descompactou, execute o programa chamado Odin3 v1.85.exe. Você verá uma tela como esta abaixo:

odin

Observe bem a janela para não ter problemas:
1) Só pode haver 1 dispositivo conectado. Se mais de um quadradinho ficar amarelo, é porque há outro aparelho Android conectado ao seu computador.
2) Deixe as opções exatamente como estão aqui.
3) Clique em PDA para escolher o arquivo
recovery-cwm_4.0.0.4-sam-tab-10.1.tar.md5 que também está dentro da pasta descompactada.
4) Aperte Start para iniciar o processo de gravação.
Ao finalizar o Tablet será reiniciado.

F) Quando reiniciar, conecte o Tablet ao seu computador e copie para dentro dele o arquivo Samsung_Galaxy_Tab_10.1_root.zip que também está na pasta descompactada. Não descompacte este arquivo, e não o coloque dentro de nenhuma subpasta. Coloque-o na raiz (/sdcard) mesmo, para ficar mais fácil de achar.

G) Reinicie novamente o Tablet segurando o botão de “Volume –“ e o botão de ligar por 5 a 10 segundos. Quando o logo branco Samsung Galaxy Tab 10.1 aparecer, solte o botão de ligar. A mesma tela de seleção do passo B) vai aparecer.

H) Desta vez, utilize o botão “Volume –“ para deixar marcado o robozinho com a caixa e então pressione “Volume +” para escolher. Você vai entrar no modo recovery.

I) Utilize os botões de Volume + e – para navegar pelos menus, e o botão de ligar para selecionar.
Selecione a opção “Install zip from SD card” e selecione o arquivo Samsung_Galaxy_Tab_10.1_root.zip que você copiou ai em /sdcard.

J) Após a instalação seu Tablet estará roteado. Escolha a opção Reboot para reiniciar. 

****************************************

2ª ETAPA: INSTALANDO UM RECOVERY COMPATÍVEL COM O CM10

Esta versão do CyanogenMOD só é compatível com versões mais atuais do recovery, seja o CWM que já instalamos para rotear, ou o TWRP que vamos instalar agora.

Minha preferência pelo TWRP é pelo fato dele ser um recovery com interface gráfica parecida com o próprio Android, touchscreen e muito mais simples de usar do que o CWM. Além de ser Open Source.

A) Dentro da pasta que você descompactou no início do tutorial (C:\galaxytab) temos o arquivo recovery.img. Conecte o Tablet ao computador e copie este arquivo para a raiz do seu Tablet, sem coloca-lo em nenhuma sub-pasta (/sdcard).

B) Uma vez copiado, desconecte o Tablet, abra as Configurações, vá em Aplicativos > Desenvolvimento. E certifique-se de que a opção de “Depuração USB” está marcada.

C) Conecte novamente o Tablet.

D) No computador abra o prompt de comando (prompt do DOS) e navegue até a pasta que você descompactou no início do tutorial.
Se não souber os comandos, segue abaixo em vermelho. Aperte ENTER NO FINAL DE CADA LINHA SEU NOOB.
C:
CD \
CD galaxytab

E) Agora vamos tabalhar com o ADB. Digite os comandos em vermelho abaixo, apertando ENTER no final de cada linha também.
Aqui os comandos tem que ser obrigatoriamente em minúsculo.
adb shell
su

Agora atenção
, depois de digitar su e apertar ENTER, na tela do Tablet vai aparecer uma mensagem do SuperUser perguntando se você permite acesso de root ao programa. Escolha Permitir!

F) Se der certo o prompt mudará ficando com um # no final assim:
shell@android:/ #

G) Agora digite o comando abaixo com toda cautela! Estou supondo que você copiou corretamente o arquivo recovery.img para dentro da raiz do Tablet!
dd   if=/sdcard/recovery.img   of=/dev/block/mmcblk0p2

H) Pronto, o novo recovery TWRP já está instalado.

****************************************

3ª ETAPA: INSTALANDO O ANDROID 4.1.1 JELLY BEAN

Uma vez tendo o root e instalado o TWRP, a instalação da nova ROM é simples!
Mais uma vez aviso para fazer o backup pois teremos que zerar o Tablet para a nova ROM funcionar.

A) Salve o arquivo cm-10-20120722-UNOFFICIAL-p4-sig.zip que também está na pasta que você descompactou no início do tutorial na raiz do seu Tablet. Não coloque-o em nenhuma sub-pasta e não descompacte, devendo ficar em /sdcard.
Salve no mesmo local o gapps-jb-20120717-signed.zip que também está na pasta e que contém os aplicativos do Google.

B) Reinicie novamente o Tablet segurando o botão de “Volume –“ e o botão de ligar por 5 a 10 segundos. Quando o logo branco Samsung Galaxy Tab 10.1 aparecer, solte o botão de ligar. A mesma tela de seleção de sempre vai aparecer.

C) Utilize o botão “Volume –“ para deixar marcado o robozinho com a caixa e então pressione “Volume +” para escolher. Você vai entrar no modo recovery novamente, mas ele vai estar bem diferente agora.

D) No TWRP é bem mais simples porque basta você ir clicando nas opções desejadas. Comece clicando em “INSTALL”.
20120725_175337

E) Clique em /sdcard do lado esquerdo, e selecione o arquivo: cm-10-20120722-UNOFFICIAL-p4-sig.zip.
Na segunda tela deslize o dedo onde diz “Swipe to Confirm Flash” para instalar.

20120725_182045

20120725_182059

F) Quando finalizar, não reinicie! Repita o processo a partir da etapa D) escolhendo desta vez o arquivo gapps-jb-20120717-signed.zip e mande instalar também.

G) Pronto! Sua nova ROM está instalada. Só falta fazer a limpeza.

H) Na tela iniciar do TWRP clique em Wipe, e em seguida clique em cada um dos botões MENOS no botão SYSTEM!
20120725_182139

I) Agora na tela iniciar do TWRP, clique em Reboot e depois em PowerOFF para desligar o Tablet. Ligue novamente e espere alguns bons minutos para o Tablet iniciar.

Tirando a câmera e a galeria de fotos, tudo funciona bem e de forma suave. O Google Now está funcionando em português, mas tudo que perguntei a ele foi respondido com buscas na Web e não com as Cards. Tenho que ressaltar que a busca por voz foi impecável! Enquanto outros programas do tipo me deixam com a senseção de ter a voz de um pato, o Google Now (e também a escrita por voz) acertaram uns 95% do que eu falei.

Screenshot_2012-07-25-15-19-08Screenshot_2012-07-26-20-34-37
Google Now e novo Play Store

Screenshot_2012-07-26-19-37-22
Meu desktop personalizado com pastas e Widgets da Agenda Gmail e Google Reader

Screenshot_2012-07-26-20-32-34
Painel de configurações

Screenshot_2012-07-26-20-33-02
Overclock de fábrica

Screenshot_2012-07-26-20-33-35
Nova Agenda

Screenshot_2012-07-26-20-46-53
Contatos, aqui no ICS passou a se chamar Peeps.

Screenshot_2012-07-26-20-48-53
Nova tela de seleção de aplicativos. Para quando uma determinada ação puder ser executada por mais de um programa.

41 respostas para Tutorial: Android Jelly Bean (4.1.1) no Galaxy Tab 10.1 3G

  1. Willian Aguiar disse:

    Olá,
    Primeiramente parabéns pelo belo post.
    Devido a ele, quero instalar essa versão no meu Galaxy Tab 10.1 3G, o meu não é de nenhuma operadora…
    Porém só queria esclarecer uma coisa com você.
    o App [Splashtop]] funciona no Jelly Bean?
    Utilizo muito esse App no meu trabalho e em casa…

  2. TonyWalker disse:

    Eu tenho o splashtop. Testei aqui, mas achei o desempenho um pouco lento. Acho que os drivers do Wifi para JBean não ficaram muito bons.

  3. Rodrigo Fonseca disse:

    Parabens pela iniciativa, acho que foi o primeiro a fazer um tutorial em portugues”!! Valeu, depois vou testar e venho aqui dar o feedback..

  4. Willian Aguiar disse:

    Mas a navegação na internet tá boa, ou fica meio prejudicada tbm?

    • TonyWalker disse:

      Então, no uso geral dos aplicativos padrão do Android tudo funciona bem; inclusive o Chrome é uma bala. Mas não sei porque motivo, existe uma degradação no uso de outros aplicativos de terceiros.
      Vou dar um exemplo, no jogo Plants VS Zombies, com a ROM original ele carrega e funciona perfeitamente, já na 4.1.1 ele demora uma eternidade para carregar as fases, mas dentro do jogo funciona muito bem… como esta ROM é ainda experimental, aguardemos, melhoras virão! O tutorial continua o mesmo.

      • Willian Aguiar disse:

        Vlw Tony! Muito obrigado pelos esclarecimentos.
        Vou instalar aqui.

        • Willian Aguiar disse:

          instalei e correu tudo certo. Tudo funcionando, WiFi, 3G… só a câmera que não. Realmente é bem mais rápido. Porém volta e meia dá umas travadinhas, principalmente no chrome, mas nada de muito sério, só esperar uns 3 segundos no máximo. Claro q esse é a primeira versão que saiu, mas já está muito satisfatória. Se melhorar vai ser uma maravilha!

  5. Rodrigo Fonseca disse:

    Eu posso usar esse mesmo tutorial pra instalar qualquer outra ROM disponibilizada no XDA ?

  6. Rodrigo Fonseca disse:

    Consegui colocar seguindo o tutorial.. só um problema tive que baixar outro arquivo tar.Md5 que encontrei nesse link http://droidbasement.com/db-blog/ ….
    Não usei o passo 2 pq era só questão de estetica entao ignorei, mas no fim deu tudo certo !! Valeu Willian , estou muito satisfeito por enquanto … Nenhum bug ate agora..

  7. TonyWalker disse:

    EU SABIA QUE DEVIA TER ESPERADO UNS DIAS!!!
    Acabou de sair o ICS oficial para o Galaxy TAB 10.1 3G (P7500).
    Corrão!!!!!1111
    http://www.hotfile.com/dl/165044829/8faf133/P7500XXLQ8_P7500OXALQ8_ITV.zip.html
    Esta ROM é Italiana. Estou baixando e coloco aqui assim que tiver mais informações. Vou trabalhar e quando voltar vou experimentar.

  8. […] até sacanagem, logo depois de gastar horas escrevendo o tutorial para a instalação do Jelly Bean no Galaxy Tab 10.1 a Samsung me solta o ICS 4.0.4. Não vou reclamar… ele ficou […]

  9. com essa room o botao de tirar print da tela não existe mais?

    • TonyWalker disse:

      Não! Mas quando você segura o botão de desligar 2 segundos aparece o menu para desligar ou reiniciar o aparelho. Ali tambem fica a opção de screenshot.

      • onde vc conseguiu essa Rom vc nao viu a do Plus?

      • Andressa Braz disse:

        Comprei a duas semanas o tablet samsung tab2 7.0 android 4.0.4. Quando cheguei ao Brasil ( não sei se por conhecidência) o tablet atualizou sozinho e agora está na versão 4.1.1. Não sei se é a mesma da que vc fez a tutorial , mas queria saber como tirrar screenshot agora pois sumiu o botão e o menu de desligar nao aparece a opção. Outra coisa, tem como desatualizar para ficar co o android 4.0?

  10. Daniel Zoto disse:

    Vale a pena agora que temos a ICS original tentarmos esta custom com Jelly Bean? Pra falar a verdade, tô pensando em voltar pra Honeycomb por causa do fim do suporte flash…

    • TonyWalker disse:

      Eu pessoalmente estou com o ICS. Mas é questão pessoal. Vou vender o tablet para meu cunhado então estou deixando ele o mais original possível.
      Agora quanto ao flash, a adobe descontinuou para todas as versões do android. Ontem foi o último dia para baixar na play store.
      Procure no XDA Developers, lá tem um tutorial para instalar o flash no 4.1.1.
      Falow

  11. Lipe Alves disse:

    eu não consigo fazer a 2 etapa.

  12. Lucas disse:

    /\ tbm
    Nao consigo a permissao…
    Talvez seja pelo sistema atual 4.0.4 ICS
    COmo resolvo? Obrigado

  13. Jamesson disse:

    Meu tablet não é reconhecido pelo pc depois da atualização para o Jbean. Como resolvo isso?

  14. Lucas disse:

    em algum lugar nas configurações tem 3 pontinhos no canto direito da tela em uma das opçoes para ativar conexão com o PC

  15. Walisson Volflan disse:

    Bom dia, vou conseguir utilizar meu tablet para fazer ligações pela operadora com essa ROM?

    • gederson soares disse:

      Gostaria de saber se vc sabe como queeu fasso para voltar como era antes o sistema 3.1???

      • Desligue o aparelho. Ligue-o, quando estiver com a inicialização galaxy tab pressione volume, vai aparecer a opção de modo download e recovery. Vai em recovery e marque restore and backup. Seu sistema voltará para o padrão de fábrica. Abs

  16. gederson soares disse:

    Como que eu fasso para votar para meu android 3.1

  17. thales disse:

    Funciona no Galaxy tab 10.1 wifi(p7510)??

  18. Desligue o aparelho. Ligue-o, quando estiver com a inicialização galaxy tab pressione volume, vai aparecer a opção de modo download e recovery. Vai em recovery e marque restore and backup. Seu sistema voltará para o padrão de fábrica. Abs

  19. Vítor disse:

    Não apareceu a pasta dos meus arquivos, como faço pra acessa-los ?

  20. Olá pessoal.

    Tenho Tab GT-P7500 (3G e Wi-fi):

    ICS 4.0.4
    Banda de base: P7500XXLQ8
    KERNEL 3.1.10
    COMPILAÇÃO IMM76D.XXLQ8

    Sabem me dizer se posso utilizar esse tutorial para instalar a rom CyanogenMOD 10?

    Obrigado.

  21. edimaique disse:

    no meu galaxy tab gt-p7500 consegui fazer root e instalar o clockworkmod mas quando vou instalar a rom dar erro e diz q a instalacao foi abortada.Se alguem souber a solucao me ajudem pfv

  22. Brunno Wesley disse:

    mano, não deu certo eu tou usando galaxy tab, não da certo

  23. Cadu disse:

    Amigo, tenho um Tablet DL X10 note (http://www.dl.com.br/tablets/x10-note-detail) sabe se há possibilidade de, adaptando o tutorial pro DL, instalar essa ROM nele?

    Abraço!

  24. alexandre disse:

    Boa noite fiz tudo e DEU CERTO. Apenas o teclado não consegui achar a versão para escrever com caneta. Tb aproveitei e baixei a rom mais atual: http://download.cyanogenmod.org/?device=p4&type=nightly de 16/02/2014…. funcionou legal até a camera. Só os aplicativos do google q não funcionaram. Vou tentar instalar a rom aqui do post para ver se é a rom nova q n funciona. Depois posto aqui. Vlw pelo excelente trabalho

    • Carlos disse:

      Estou pensando em instalar também no meu Alexandre, que está com a rom italiana oficial da Samsung. Estou esperando seus resultados para decidir, rs. A câmera e a galeria que não funcionavam na primeira estão funcionando corretamente, certo? Será que não foi a instalação do gapps que deu pau? Fico no aguardo. Abraço!

  25. Olá, eu tenho um Galaxy Tab 10.1 3G/wifi, com ANDROID 4.04 e não consigo assistir filmes no netflix. (pq a versão n é compatível). Se eu fizer este processo citado, pode dar certo? Obrigada!

  26. Gleison disse:

    Tu é o Cara! não conhecia essa TWRP, de mais, posso usar ela em celulares? s3 s4…?

%d blogueiros gostam disto: