Jogos de PC no Android? É com o Onlive

Acho que todo mundo aqui já sabe o que é o Onlive não?
Bem, é aquele serviço que promete revolucionar a forma como jogamos nossos jogos, fazendo com que máquinas capengas ou (agora) até mesmo smartphones sejam capazes de rodar os últimos lançamentos através de streaming dos jogos.

SC20111212-014826Cliente Onlive para Android saiu esta semana

Funciona assim, os jogos ficam não apenas hospedados no servidor deles, mas ele efetivamente “rodam” lá. No seu computador fica o cliente do Onlive, e é através dele que você joga, como se estivesse vendo um filme no Youtube.

O Onlive causou um reboliço quando foi anunciando em 2009, a maioria das pessoas simplesmente não acreditaram que seria possível conseguir um serviço estável e satisfatório mesmo com conexões parrudas de 10, 50 ou 100 Megas. E em parte elas tinham razão, o Onlive funciona muito bem, a qualidade da imagem é bem aceitável, e rola sem engasgos.
Mas é nos controles que o serviço falha na maior parte do tempo. Imagine que você precisa ver o jogo, apertar um botão em seu teclado, esta informação é transferida para o servidor do Onlive, que executa a ação no jogo e envia a imagem de volta para você. Tudo isto numa fração de segundo! É praticamente magia negra, então não tem como ser perfeito a não ser para quem está ali na periferia dos servidores deles.
Inclusive me lembro que no ano passado quando testei o serviço ele não funcionava por wifi, pois a latência da conexão aumentava muito.

No entanto esta semana foi disponibilizada a versão para dispositivos Android, que funciona tão bem quanto no PC (ou tão mal, dependendo de onde você está).

SC20111210-130558Batman – Arkham City no meu Tablet? Eu quero!

Fiz o vídeo abaixo demonstrando o Onlive no Samsung Galaxy Tab 10.1 e no Galaxy S. Ambos com suas configurações de fábrica.

Vejam o vídeo e tirem suas próprias conclusões, mas eu acho que ainda não faz sentido mesmo para quem vive nos EUA. Simplesmente porque ele não funcionaria bem via 3G. Teria que ser sempre por wifi, e por wifi você joga no seu computador mesmo… No site até mostra uma galerinha do barulho jogando no carro, mas eu duvi-de-o-dó que funcione bem, ainda que houvesse condições técnicas, as operadoras não permitiriam, o netflix que o diga.

É claro que acredito que, no futuro, eles devam melhorar bastante o serviço. Se antes nem rodava via wifi, vejam onde eles chegaram agora! O jeito é esperar pra ver, e torcer para que eles instalem um datacenter por aqui!

Instale o cliente Android e ganhe Lego Batman na faixa!

Além da conexão, um outro problema de se usar o Onlive nos smartphones é o controle. Na telona do Galaxy tab eles se adaptam muito bem, mas no Galaxy S com sua “pequena” tela de 4” eles se espremem e ocupam boa parte da área útil do jogo.

A Onlive até disponibiliza um controle para smartphones e tablets, mas sou contra este tipo de dispositivo. Oras, se eu estiver com o controle na mão, onde vou colocar o smartphone? Na mesa? Assim eu uso o PC mesmo… não faz sentido.
Inclusive a maioria dos games ainda não possui os controles na tela, mas eles estão adaptando aos poucos. Abri o Arkham City e ele até rodou, mas como não tinha os controles fiquei preso na primeira tela (em boa companhia claro, com a mulher-gato, mas divago).

SC20111210-131110Meeau! Só vai jogar comigo quem comprar o controle de $50,00 da Onlive

Acredito bastante neste serviço, só precisam aparar estas arestas e arrumar uma forma de contornar o problema do ping alto, seja criando um mega-algorítimo de compressão/transmissão, seja espalhando seus datacenters mundo afora (BH inclusive pliss).

7 respostas para Jogos de PC no Android? É com o Onlive

  1. MaUtheus disse:

    Tony, tem como usar um joystick bluetooth conectado nu telefone? Ou só aceita o do onlive mesmo?

    • TonyWalker disse:

      Não cara! Somente o controle deles mesmo.
      Acho que no PC funciona legal o controle genérico, mas nunca testei. Mas se você já tiver o controle teste ai, pois você pode se cadastrar de graça, e ainda ganha o Lego Batman se instalar o cliente Android.

  2. Bruno Marques disse:

    Quando vc abriu o jogo de quanto era sua conecção ?

    • TonyWalker disse:

      Cara, acima de 5MB não faz muita diferença, o problema no Brasil é o PING alto.
      No momento que abri o jogo no vídeo, minha conexão era de 10MB. Hoje estou com 15MB e tanto a resposta dos controles quanto a imagem permanecem exatamente as mesmas.
      falow

  3. pedro disse:

    Tenho o onlive no meu xoom nao tenho oq reclamar kkkk jogando assassin,s cred no xoom kkkkk

  4. ninteressa disse:

    Gente conexão de deis mega n rodou onlive eu abro tudo serto ai depois da erro de lag

  5. lilu disse:

    Aqui em casa o onlive abriu com resolução menor,não preenchia a tela toda,o quê pode ser?

