Conheça Jeannie, a melhor alternativa ao Siri no Android (até agora)

Muita gente anda suspirando por um aplicativo como o Siri no Android, e já existem até alguns candidatos a ocupar o posto, como o “Iris”, no entanto ele possui poucos comandos e é tão louco quanto a GLADOS (talvez isto seja uma vantagem).
Na verdade, reconhecimento de voz e ações comandadas por voz já existem a um tempo para Android. O que faltava mesmo era a interpretação de contexto que o Siri faz tão bem.

sexy-business-woman-03Bom, hoje dei de cara com um interessante APP que parece estar bem a frente no quesito “vamos falar com humanos”. E sim, com alguns ajustes ele fala português, graças ao nosso amigo SVOX que eu citei aqui.

Jeannie é o nome do monstrinho (clique aqui para baixar), e ele nada mais é que uma nova versão do famoso aplicativo Voice Actions para Android, que habita o Market a algum tempo já, mas agora no estilo assistente pessoal.

Jeannie é capaz de entender frases relativamente complexas como:
Envie um SMS para Antônio “Olá Antônio, seu lindo”.
Ela também pesquisa por imagens no Google, cria alarmes, abre o Navegador e pesquisa por um endereço, entre outros truques.
Ela inclusive conversa com você, no entanto não é muito inteligente ou falante como o Siri, perguntei qual era a cor dos cabelos dela e ela travou (sem piadas please). A maioria das respostas em português fica meia boca. Aparentemente porque ela é como a Luciana Jimenez, ela pensa em inglês e depois traduz para português, o que geralmente não traz bons resultados.

Para falar em português é preciso, como eu já disse antes, utilizar o mecanismo de TTS da SVOX que você baixa no market gratuitamente, mas a voz em português é paga e custa uns R$ 5,00. No entanto você pode testá-lo por 15 dias. Para aprender a instalar e configurar o SVOX mais a voz em português leia o meu texto a respeito clicando aqui.

Depois abra o aplicativo, clique no botão “Menu” do seu telefone e escolha “Language” para escolher o Português.
Nem tente usar em português sem o SVOX, o padrão do Android é o Pico TTS e ele é horrível, pois não possui português para fala.

Uma coisa que achei super interessante é que eu não consigo usar a busca por voz do google. Ele simplesmente não reconhece nada que eu falo, e eu nem tenho sotaque. No entanto no Jeannie praticamente uns 90% do que eu digo é reconhecido perfeitamente, inclusive coisas como: quanto é 30% de 100?

Veja alguns comandos reconhecidos abaixo (em inglês). As conversas que você pode ter com ela não estão listadas é claro, isto ai varia pelo nível de nerdisse ou de de loucura de cada um.
Estou testando em português e aparentemente funciona bem utilizando as palavras comuns do nosso idioma. Por exemplo, eu posso enviar um SMS dizendo “Envie um SMS” ou “Envie uma mensagem de texto” que em ambos os casos funciona.
Em breve vou atualizar este texto e colocar aqui uma lista de comandos em português. Se não aparecer coisa melhor😀 vantagens de ter um Android.

Voice Actions – Feature List

*******************

Things you can ask Jeannie:

* call James at home
* text Maria that I love her
* news about Barack Obama
* set alarm clock:
* wake up monday at 8am

ask for the distance to the moon,
the capital of brazil
… and other simple facts!

* play music by bach
* launch browser
* open favorites,recent contacts
* search ebay, amazon, wolfram, etc.
* where is berlin center
* enable bluetooth

Say something and ask for it later!
I read poems to you,
ask for a quote about love, …

* translate I love you in spanish
* email john … I liked your song
* what sound does an elephant make
* install adobe reader

Get more Voice Actions for your phone:
* make a video
* navigate to Alaska
* contact john doe
* remind me to pick up Joe in 30 minutes
* video of snoring cats
* get me a pizza
* record audio

* image of the sunset
* facebook.com
* just-any-url.org
* define luck
* spell supercalifragilisticexpialidocious
* horoscope for pisces
* play a game (test)
* reads incoming SMS
* say ‘speak faster, louder, chinese’
(SVOX recommended)

* close this application
* previous, next
or just use your fingers to swipe
and some undocumented magic…

4 respostas para Conheça Jeannie, a melhor alternativa ao Siri no Android (até agora)

  1. Ze Graca disse:

    gostei, valeu pelo texto

  2. Adalmo disse:

    Instalei, funcionou, mas agora não abre mais.

  3. anmbar disse:

    Sempre que reinicia o smartphone ou usa um limpador do sistema, a voz em portugal volta e tem que configurar a voz novamente.

  4. M.T Rodrigues disse:

    Olá! Tudo q vc disse no texto é realmente verdade,mas eu tenho a jeanny no meu cel e não é preciso baixar a voz em português,vc simplesmente pode ter uma conversa mais ou menos assim com a jeanny:
    vc-hello
    jeanny-hi
    vc-you speak inglish?
    jeanny-yes
    vc-I not,i speak portuguese
    e então a jeanny vai responder:eu falo um pouco,posso tentar (em portugues mesmo! :D)e aí vcs passam a falar só em portugues!é só uma ideia mais prática do q baixar um monte de coisas…foi o q eu fiz,pode tentar se quiser!!😀

