O Síndico e o Smartphone

Ah! Os tempos modernos! Eles chegaram.

O_GritoSábado pela manhã, os moradores do prédio receberam uma pequena cartinha minha, onde eu explicava que já estava de saco cheio do barulho infernal que toma conta do condomínio toda noite e das reclamações dos outros moradores. E a partir de agora, estando tudo esclarecido, vou cobrar a multa máxima toda vez que alguém sair da linha (sim, eu sou mal).

O problema aqui não é só com os moradores que trabalham o dia inteiro e não tem paz durante a noite. Aqueles que trabalham durante a noite também cortam um dobrado para dormir durante o dia, pois há vizinhos que adoram ficar escutando rádio alto e com as janelas abertas o dia todo, e outros fazem reformas a anos sem nunca se darem por satisfeitos. Imagine o drama de um camarada que mora em cima de você, e passa mais da metade do ano reformando o apartamento! Ninguém merece.

A prefeitura de Belo Horizonte estipula níveis máximos bem rígidos de ruído, nas diversas horas do dia e da noite. Por exemplo:

  • – 70 decibéis (dB) no horário diurno (das 7h às 19h),
  • – 60dB no horário vespertino (das 19h às 22h)
  • – 50dB no período noturno (de 22h às 07h da manhã seguinte) sendo que a partir das 00h o ruído não pode ultrapassar os 45dB.
  • – Serviços de construção civil, podem ultrapassar os limites estabelecidos no período de 10h às 17h.

Minha ideia na próxima assembleia é reduzir ainda mais estes níveis, mas enquanto isto vou pegar pesado. E para isto preciso ser científico!

Chegar as orelhas na janela não vai ajudar a provar que o vizinho do 202 está escutando Sidney Magal a 85dB. Nem que os móveis que a vizinha do 302 insiste em arrastar todas as noites as 23:30h quando a a maioria está dormindo dá picos de 90dB. Ou ainda que o vizinho do 402 gritou GAAALOOOO a 110dB no último domingo às 22h.

LuzSecPra isto eu preciso ser científico! E antigamente eu teria que me dirigir até o mercadolivre.com.br e comprar um decibelímetro de R$ 200 para isto, mas não mais!

Meu Smartphone pode me ajudar. Existe um app para isto?? SIM! E se chama decibelímetro. Clique aqui para baixar.

Os espertalhões da Wikipédia tem uma nota de rodapé sobre o assunto, mas basicamente é um aparelho que mede a pressão do som.

Segundo o autor, o app foi calibrado utilizando-se um decibelímetro real, então sua precisão é bastante boa. Um dos aparelhos suportado é o Galaxy S, vejam só! O mesmo que eu tenho.
No fim, o app no Galaxy mede entre 20 e 80dB, não mais que isto. No entanto está dentro da faixa que eu preciso.

SC20111008-112901SC20111008-112908

Explorar o aplicativo e sua tabela comparativa foi bem interessante. Eu nem sabia que era tão fácil atingir certos níveis de ruído.
Três pessoas conversando animadamente já são capazes de produzir uns 75dB.
Moçoilas que sobem as escadas de ardósia com seus tamancos de drag queen ou sapatos de salto agulha pela madrugada afora chegam a picos de 70dB.

Então acabou o choro. Ninguém vai poder dizer que não está fazendo barulho suficiente para tomar a multa pois eu tenho a força agora. E não tenho medo de usa-la.

Comentários encerrados.

