Dica: Como acessar os arquivos na memória do Atrix enquanto ele estiver na base (via Wifi)

Como já disse no meu review do Atrix, a Motorola pisou feio com a base do aparelho, ao não incluir uma saída USB para liga-la ao computador. A saída USB serviria para recarregar o Smatphone sem precisar gastar energia com mais uma tomada, e também para termos acesso aos arquivos na memória interna sem precisar ter que remove-lo da base e liga-lo ao cabo USB, como ocorre com o Milestone.

Esta foi a primeira coisa que me incomodou muito quando comprei o aparelho. Mas enfim, malfeito que não tem conserto a gente arruma com arame.

Baixei no Market um app que ativa no Atrix (e qualquer outro Android) um pequeno servidor SAMBA. Para quem não sabe, o SAMBA é responsável no Linux por compartilhar arquivos do sistema com máquinas Windows.

O nome do app é (vejam só) Samba File Sharing e você baixa clicando aqui.

20110606134023

Uma vez instalado, basta entrar no app, apertar a tecla do menu para abrir as configurações e configurar uma senha de até(?) 8 caracteres, e definir um nome de usuário. Em seguida, você deve ativar o compartilhamento (clicando na tecla de menu novamente) e pronto.
Como dito no título, o programa funciona via Wifi, então você precisa ter um roteador instalado em sua casa/trabalho e o Atrix precisa estar conectado nele para funcionar.

20110606134100

Ao ser ativado o aplicativo vai mostrar para o usuário qual caminho ele precisa digitar no Windows para ter acesso aos arquivos.
Basta entrar no explorer e digitar o caminho informado no aplicativo, no meu por exemplo eu posso usar:
\\192.168.1.5
ou
\\ANDROID

20110606134121

Você pode até mesmo mapear uma unidade de rede para o Atrix e deixar tudo mais fácil.
Abra “Meu computador” ou “Computador” no Windows 7/Vista e no menu de ferramentas selecione “Mapear unidade de rede”.
Use o endereço fornecido pelo SAMBA e adicione \sdcard na frente.
Ex: No meu caso o SAMBA me deu o endereço: \\ANDROID
Adiciono o restante que é \sdcard
Fica assim no final: \\ANDROID\sdcard
Marque também as opções conforme abaixo:

mapear

Clique em “Concluir” e digite seu nome de usuário e senha conforme você configurou no SAMBA. Depois dê OK.

mapear2

Pronto, agora a memória do Atrix vai aparecer dentro de “Meu computador” como uma unidade mapeada.

mapear3

O único problema do SAMBA é que ele ainda não compartilha o cartão SD. Mas espera-se que nas próximas versões ele venha com esta função.

Os comentários estão desativados.

