Solução SIP para substituir o Skype no Android

Como já foi noticiado em 100% de todos os sites de tecnologia do Brasil, o Skype desde a semana passada parou de oferecer sua solução de número online para nós brasileiros.
Além de ter de engolir a tremenda falta de profissionalismo por parte da Skype e de sua parceira brasileira, que deixaram usuários sem seus números telefônicos de um dia para o outro, estes usuários se viram num mar de empresas oferecendo serviços semelhantes por preços variados, o que acaba logicamente gerando muita confusão.

Eu pessoalmente só tive dor de cabeça com serviços VOIP, por isto não sou um fã do sistema, e como praticamente só ligo para dentro da região metropolitana de BH, o serviço era meio sem sentido para mim. Mas é inegável a falta que ele fará para pessoas que precisam se deslocar muito, ou mesmo ligar para o exterior. Uma pena. O serviço do Skype era muito fácil e intuitivo de usar.

Depois de ver a notícia repetida mais de 70 vezes nos blogs, fiquei imaginando se não era hora de dar uma nova chance ao serviço. Com um número VOIP eu poderia instalar um aplicativo no meu celular, e fornecer aos meus clientes um número de telefone fixo para os quais eles poderiam ligar gastando menos, além do meu celular normal.

Eu sei que é estranho ter vontade de usar o serviço depois da notícia do Skype, mas o fato é que aberta esta brecha deixada por um serviço já bem estabelecido, outras empresas vão acabar dando mimos para arrebanhar os clientes que ficaram órfãos, e isto pode ser uma vantagem.

O primeiro passo para testar o serviço era encontrar uma empresa séria e com bons preços. Não procurei muito e encontrei a Vono. Com bons planos, e ainda a disponibilidade de testar o serviço por 30 dias de graça ela me chamou a atenção de cara. Além disso a Vono pertence a GVT, da qual sou assinante e estou muitíssimo satisfeito.
Aliás, que sirva de lição para as outras empresas de telefonia. Quando seu cliente fica verdadeiramente satisfeito com um serviço, as chances dele querer assinar serviços adicionais com você sobem muito!

Cadastrado no Vono, parti para a busca de um aplicativo melhor para Android, pois simplesmente não suporto o Fring. Embora a Vono recomende o programa, e tenha inclusive um tutorial ensinando como configurar sua conta nele, o Market está cheio de aplicativos do tipo e muito melhores.
Um dos que me chamou a atenção foi o Acrobits Softphone, um antigo conhecido dos donos de iPhone que está a venda no Market por R$ 13,08. Caro, mas o aplicativo é muito bom.
Aparentemente, nas primeiras versões ele tinha problemas com o eco, e muitos usuários reclamaram, mas na versão 2.0 que eu estou usando ele funciona direitinho.
Além disso, ele tem uma função fundamental para mim, ELE GRAVA AS LIGAÇÕES! Praticamente a única coisa que me impede de usar o Milestone profissionalmente.

Programa instalado, fiz as configurações com um pouco de dificuldade já que a Vono só disponibiliza o tutorial para o Fring. Já era mais de 01h da madrugada e eu não queria ligar para o suporte. Mas foi só prestar um pouco de atenção e consegui.

Fiz vários testes com minha esposa a noite mesmo, e no outro dia, ela me ligou aleatoriamente durante enquanto eu estava conectado a rede 3G, EDGE e Wifi em diversas regiões de BH. Em todas as vezes ela conseguiu falar comigo. No entanto em modo EDGE a voz pica muito e chega com algum atraso, o que pode inviabilizar o serviço. Em Wifi é um sonho, funciona perfeitamente tanto para quem liga quanto para você. A voz é cristalina e sem atrasos.
Já na rede 3G, problemas. O 3G da Vivo apesar de estar em toda BH, cai constantemente sem te desconectar, e dificilmente chaveia para EDGE sozinho. Não sei se é um problema do Android, mas o fato é que aparece conectado sem estar. Dai você acaba ficando com o telefone off-line sem perceber.

Como a maioria dos lugares onde trabalho possuem conexão Wifi disponível, posso ficar tranquilo quanto ao uso, tendo que prestar atenção apenas em um ou outro que não tem, e onde terei que usar a rede 3G da Vivo.

O gasto do meu pacote de dados fazendo algumas poucas ligações rápidas foi a meu ver alto. Em 3G o programa consumiu tudo que tinha direito para manter a conexão estável, chegando a consumir quase um mega em pouco mais de um minuto. Mas em standby ou em modo EDGE o gasto é irrelevante, mal sendo computado pelo programa que controla o tráfego de dados.

Já a bateria sofreu. No geral eu deixo sempre o 3G desconectado, usando-o apenas em caso de Downloads ou vídeos no Youtube. Com ele ligado durante o dia todo, minha bateria foi pro saco rapidinho. As 13hs já estava em 60%, sendo que eu desconectei o telefone as 08hs da manhã.
Eu uso uma ROM customizada, a ShadowModBR 2.3.3B7 com overclock em 1000Ghz com baixa voltagem e Smartass como Governor. É um boa configuração e acaba sendo mais econômica do que numa ROM sem Over. Mas o celular sofreu com o 3G, pois o processador fica a 100% durante toda a chamada. Felizmente o Acrobis Softphone usa o seu sensor de proximidade e desliga a tela durante a chamada, o que ajuda um pouco no gasto da bateria.

Bom, espero ter ajudado. Qualquer um que quiser mais informações, ou tiver alguma dica poste ai nos comentários.
Estou testando durante esta semana e caso fique satisfeito vou passar a usar o serviço diariamente.

Algumas telas do aplicativo Acrobis Softphone:

201105091321452011050913231020110509132356

 

201105091325272011050913224920110509141857

3 respostas para Solução SIP para substituir o Skype no Android

  1. Samuel Souza disse:

    Olá, estou utilizando atualmente o CSipSimple com Vono no meu galaxy 5 e android 2.2 froyo. Sinceramente tenho gostado e raramente me dá problemas, tendo no 3G/H uma boa performance.

    Gostaria de saber se você já testou o CSipsmple com vono e em caso afirmativo, teria algum comparativo.

    Grato.

    Samuel Souza

  2. Josias Pereira disse:

    Samuel, bom dia.
    Tenho tb um galaxy 5 e instalei o CSipSimple e sou assinante da Vono. Mas não conesgui fazer funcionar. Poderia me dar uma dica? Meu email: josiaspereira@hotmail.com
    Desde já fico grato.
    Josias

    • Samuel Souza disse:

      Olá Josias, desculpe só hoje vi sua pergunta. Bem é o seguinte, a nova versão do CSIPSimple já vem coma opção automatica para instalação do Vono pelo assistente. Tente baixar novamente e escolha o Vono.Voce só tem que entrar com seu login e senha. A mesma que voce acessa para acessar o site.

      Ou voce pode configurar tudo manualmente conforme abaixo;

      1) Na configuração rápida voce marca as seguintes opções;
      a) Integrar com android
      b) sempre disponivel (gasta muita bateria mas voce fica sempre disponivel por wifi ou 3G.
      c) Marque tb “Eu tenho permissão para utilizar a rede móvel…..”

      2) Em Rede:
      a) Intervalo de keep alive wifi: 80
      b) Intervalo de keep alive mobile: 40

      Para ligações de entrada:
      a) Marcar Usar wifi (se voce quiser)
      b) Marcar Utilizar 3G
      c) Marcar utilizar GPRS(besteira porque só funciona bem mesmo em 3G.
      d) Marcar EDGE: idem acima (só funciona direito em 3G)
      e) Utilizar outras redes: (tipo wimax) “não fede nem cheira no Brasil).

      Para chamadas e saida:
      a) Marcar usar Wifi (se voce quiser e eu recomendo, mas uma gasta uma bateria duka como tudo no G5 com Android 2.2)
      b) Marcar Usar 3G (idem acima)
      c) Marcar GPRS: idem
      d) Marcar Edge: idem
      e) outras redes: idem

      3) Midias
      a) marcar Cancelamento de eco

      Volume: Nivel inicial do stream; 8.0

      O resto a gente ve…

