Sucessor do Nintendo Wii pode ser uma coisa fodásticamente revolucionária

[Aviso de rumor e devaneios do autor do blog]

Amigos, parem um pouco e relembrem de sua infância (adolescência caso seja um velho como eu), e pense o que há em comum a todos os videogames da Nintendo? O tornou cada console produzido por esta fabricante, único e revolucionário? Dica, tem a ver com Mário e Zelda.

nintendo

Não sabe a resposta? Bem, é simples. O controle.

Cada videogame da Nintendo, foi lançado com um controle único, inovador, revolucionário desde o Nes. O Nes trouxe o controle chapado, com dois botões (mais o start e select), e o direcional em forma de cruz para ser usado na mão esquerda.
O Super Nintendo, trouxe os botões laterais (L e R) e quatro botões principais. Já o Nintendo 64 incluiu o direcional analógico e o gatilho (Z) num formato nada convencional, mas que me agradava muito.
O Game Cube praticamente repetiu a fórmula do Nintendo 64, porém com dois analógicos, e uma pegada mais humana anatômica.
E por fim o Wii, o controle de movimentos que revolucionou mais uma vez, fez os concorrentes se mexerem e entupiu o bolso da Nintendo de dinheiro.

Agora o que esperar do novo console, conhecido como Project Café?
Uma notícia extraída de um site sueco lança o novo rumor de que o próximo Nintendo se chamará Feel (sensação). O que podemos tirar daí?

Nos últimos tempos a Nintendo viu suas vendas serem canibalizadas por seus concorrentes diretos (Sony e Microsoft), mas também viu uma grande parcela ser tomada justamente por Smartphones e tablets(iPhone e iPad principalmente). E embora não admita publicamente, japoneses nervosos devem estar arrancando cabelos por conta disto.

Agora, você amigo, que está ai sentado na cadeira do ônibus ou na aula de física com seu iPhone com bumper cor-de-rosa, ou você com seu Android e a última versão da CM7 (só falta funcionar a câmera) ou mesmo você forever alone possuidor de um Palm Pre ou Windows Phone 7, digam, o que mais lhes incomoda ao jogar algum joguinho em seu celular?

Gráficos toscos? Creio que não, pois já são comparáveis aos videogames mais atuais. Som, tá ótimo também. Controles??? Hã? Controles! Os Smartphones não possuem controles físicos para jogos, e controlar aquele controle virtual além de ser difícil pra cacete ainda por cima mela a tela todo.

O grande problema dos controles virtuais é que eles não te dão feedback do que você acaba de fazer. Você precisa sempre desviar o olhar para ver se os dedos estão na posição correta, e como todo mundo que já fez teste psicotécnico sabe as mãos e os dedos tem a chata tendência de se desviar sozinhos de onde os deixamos. Jogar um RPG é até fácil, mas jogos com mais ação podem ser bem frustrantes.
Apesar deste problema, é claro que as telas de toque vieram para ficar. As pessoas acham cool, e se não conseguem jogar Sonic nelas é porque o Sonic não é mais aquele. E a Nintendo não é boba, ela está de olho e como foi dito nos primeiros rumores o controle do “Project Café” possuiria uma tela LCD touchscreen.

– Valha-me Deus! A Nintendo vai abandonar os botões físicos?????? Como vou conseguir jogar Mário agora?

Calma! Mais ou menos! Segundo os últimos rumores divulgados pelo site sueco citado acima, a Nintendo irá introduzir uma nova tecnologia em telas de toque. Uma tecnologia que permite que a mão “sinta” (feel sacou?) texturas, indicando onde exatamente estão os controles e os botões. Esta tecnologia já existe em forma de protótipo, e caso seja confirmado a Nintendo vai extrapolar o conceito de ganhar dinheiro.

Imagine, uma tela LCD cujos botões apresentados podem se adequar melhor a cada jogo, ou mesmo a mão do jogador e ainda por cima transmitir a sensação de toque que falta hoje aos smartphones! Epic Win!
Como eu disse lá no início do texto, os controles da Nintendo são ótimos, mas vamos falar a verdade. Eles são controles pensados para os jogos da Nintendo. Você só aproveita 100% destes controles jogando Zelda ou Mário. Um controle que se adaptasse ao jogo ou ao jogador resolveria completamente este problema. Também evitaria botões inúteis que confundem, economizaria tempo customizando botões de acordo com o jogo etc.

Já foi dito nos últimos dias por developers, que a Nintendo desta vez está fazendo a coisa certa, gráficos de última geração, alta resolução, network melhorada e principalmente ouvindo seus parceiros e desenvolvedores. Um controle matador é a cereja do bolo, pois o resto Microsoft e Sony já fazem atualmente.

Espero que este rumor se torne realidade!

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: