Dica: Pururuquinha no Microondas

Tem duas coisas que eu como bom mineiro adoro comer, um bão pão de queijo (oh! realy?), e um tira gosto que sinceramente não sei se existe em outras regiões do Brasil, a pururuquinha.

Como o próprio nome diz, a pururuquinha é um salgadinho que imita a pururuca de porco, mas na verdade é feita de milho trigo e aromatizada artificialmente (imagino). Geralmente é vendida em feiras e por ambulantes em saquinhos, já pronta, ou crua para ser feita em casa.
É é uma delícia.

IMG_20110310_013724
Pururuquinha crua!

Quando era criança, me lembro que ficava de olho para ver se meu pai trazia o salgadinho na sacola quando ele voltava da feira de domingo, e quando ele fritava era uma festa.

A pururuquinha não é vendida por nenhuma grande fábrica de alimentos que eu saiba, mas bem de longe ela lembra o Baconzitos da Elma Chips.

Apesar de ser uma delícia, a pururuquinha tem uma desvantagem.
Ela precisa ser frita em gordura bem quente, e isto além de fazer uma sujeira danada, aumenta o colesterol que é uma beleza.
Além disso, como todo alimento muito gorduroso, você não consegue comer uma tonelada sem ficar um pouco enjoado.
Pra mim o pior é a gordura mesmo. Detesto fritar qualquer coisas que seja, e tenho horror de lavar panela, morro de preguiça.

Mas! Como a preguiça e a força motriz da criatividade, estava eu hoje morrendo de vontade de comer pururuquinha mas desanimado de esquentar o óleo, quando me passou pela cabeça que talvez funcionasse coloca-la no microondas. E deu certo!
Bem não na primeira tentativa, pois achei que iria demorar pra fritar e, enquanto fui na geladeira pegar uma coca, queimou tudo. Tá fedendo até agora! Espero que amanhã quando minha esposa acordar o cheiro já tenha saído.

Fiz mais algumas tentativas e cheguei a um resultado ótimo. Então segue a receita:

– Pegue um prato raso, ou um prato não muito grande e coloque algumas unidades da pururuquinha crua cobrindo o fundo do prato.
– As pururuquinhas não devem ficar umas sobre as outras, pois percebi que quando uma encosta na outra o ponto de contato é mais propenso a queimar.
– Programe o microondas para 45 segundos, na potência máxima e mande ver.
– Sirva em um prato com ketchup!

Logicamente que o tempo de preparo pode variar de um microondas para o outro. Mas comece com 45s, se ficar crua ou dura, aumente um pouco mais o tempo. Mas cuidado, uma vez que chegue no ponto ela queima muito rápido!

IMG_20110310_012821Hummm! Delícia calórica versão light!

9 Responses to Dica: Pururuquinha no Microondas

  1. Tadeu Roxo disse:

    Alguém conhece a receita dessa pururuquinha ?Por favor mandem para mim.tadeuroxo@oi.com.br.
    Obrigado.

  2. Tadeu Roxo disse:

    tadeuroxo@oi.com.br
    Mandem a receita da pururuquinha.

  3. dionisio disse:

    onde comprar mande imail para aluminio.jeru@yahoo.com.br

  4. gostaria de saber da receita dessa pururuquinha ? pos aqui em recife ñ conheço ningue que saiba obrigado. ene.42@hotmail.com

  5. Josue disse:

    Voce sabe me dizer onde consigo comprar direto de quem fabrica

  6. Josue disse:

    Acabei de fazer parabéns muito bom nao faz sujeira e nem tem perigo da gente se queimar com óleo, muito bom

  7. sergio disse:

    eu tbm quero a receita estou proucurando a pururuquinha a anos ,saldades de minas .serginho.felix.26@hotmail.com

  8. Eu vendo a pururuquinha de trigo a quem desejar o meu contato.
    email: fabricadesabores@bol.com.br
    http://www.fabricadesaboresessencias.com.br

