Dica: Roteador Barato com Opções Avançadas TP-LINK TL-WR741ND

Já a algum tempo o meu velho roteador D-Link 524 estava dando sinal de que não iria durar muito, ele é assim desde a compra na verdade mas divago, e pensando bem tinha chegado mesmo a hora de trocar.
Por um tempo pensei em comprar um aparelho que tivesse algum tipo de controle de banda, mas o preço era proibitivo demais, ficando na casa dos R$ 300,00.  É uma função interessante para quem tem mais quatro pessoas sugando sua internet. Inclusive um vizinho que pediu para usar só por uns dois dias enquanto ele trocava a NET VIRTUA dele por outra operadora (a três meses).

Fui empurrando com a barriga pois, também não queria comprar um outro router muito vagabundo como o 524. E assim num belo dia de chuva, o router de um cliente queima e ele me pede para comprar outro, de preferência “o mais barato”.
Assim encomendei na distribuidora onde compro peças, o modelo mais em conta, que era o TP-LINK TL-WR741ND por R$ 94,00.
O valor não era o menor realmente, pois havia lá o mesmo D-Link 524 de 150MB (uma digievolução do meu modelo) por menos de R$ 70,00, mas eu gosto muito deste cliente.

Assim quando o roteador chegou, eu o abri para configurar e de cara o produto já causou uma certa decepção, pois a aparência apesar de ser bonita dá a sensação de ser bem frágil.

IMG_20110213_114415

Além disso, ele tinha aquele cheiro característico de eletrônicos produzidos na china, um cheiro forte que sempre me incomoda.
Após conectar os cabos, parti para a configuração, e então vi esta tela:

TL-WR741N_1297604744607

Tirando as cores, é a cópia exata da tela de configuração de diversos modelos genéricos. Não sei quem copia quem, mas ficou uma impressão ruim.
Até que, olhando mais de perto cada uma das opções:

TL-WR741N_1297604744608

What!? Um aparelho que está entre os mais baratos do mercado possui controle de banda? Rá! Comprei imediatamente um para mim também, e coloquei ordem na bagunça que imperava por aqui.
Para minha esposa e a prima dela, setei 300K de download, para mim infinito, e para o vizinho sugão 56K! Direto do túnel do tempo.

O Router também conta com diversas outras opções avançadas, como por exemplo:
– QSS: onde um único toque em um botão autoriza um novo dispositivo na rede Wireless
– WDS: onde o Router se une a uma rede Wireless externa aumentando o alcance e a velocidade de ambas
– Wireless B, G e N funcionando em modos exclusivos ou misturados
– UPnP
– Filtros de vários tipos
– Dynamic DNS

Fora estas funções, o router como vocês podem ver, possui uma antena bem maior (de teóricos 5dbi) se comparada com a do D-Link, (que mesmo em alguns modelos mais caros vem com a mesma anteninha vagaba de 2dbi).

Até então está funcionando muito bem! Não tive nenhuma queda ou gargalo na conexão, e o controle de banda funciona mesmo.
Uma outra possível vantagem é que ele tem 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação, coisa rara por aqui.

A TP-Link me surpreendeu com este modelo, tenho que admitir.
Só acho que eles deviam traduzir para o o português e olhar alguns outros pequenos detalhes na configuração. A página do site deles onde se baixa as firmwares mais atualizadas, também é meio pobre, e te deixa na dúvida sobre o que baixar, mas fora isto estão de parabéns.

Recomendo!

IMG_20110213_141710

IMG_20110213_141724

Uma resposta para Dica: Roteador Barato com Opções Avançadas TP-LINK TL-WR741ND

  1. Marcelo disse:

    Muito interessante sua dica. Estou com um roteador deste modelo também e tentando fazer funcionar uma conexão WDS entre ele e outro roteador tp-link sem sucesso.

