Android: Caracteres Acentuados em Legendas e Arquivos de Texto

A tela absurdamente grande do Milestone propicia uma experiência única na hora de assistir filmes e seriados em dispositivos móveis. Nos últimos dias ele tem salvo minha vida, pois estou ficando de castigo horas no hospital, enquanto minha esposa faz uma série de exames (nosso bebê está quase nascendo).

Seu processador permite por exemplo, que eu mande um filme codificado em DIVX na resolução padrão de DVD, direto da internet para o player sem precisar de nenhum tipo de conversão, e isto é um grande ganho de tempo!

Mas na hora de ver vídeos com legendas os problemas começaram. O Android tem hoje dois ótimos players de vídeo compatíveis com DIVX e legendas, o Rock Player que é um adware e o YxPlayer que é pago.
O Rock Player é mais rápido e fluido, no entanto costuma não ler algumas legendas. Já o YxPlayer engasga em alguns filmes maiorzinhos.
Mas ambos tem problemas na exibição de caracteres com acento. Coisas banais como â, á, ç, é e ê viram caracteres chineses, e eu ainda não falo esta língua!

Notei que alguns arquivos TXT que eu tenho no cartão de memória também são exibidos com problemas nos caracteres acentuados.

Mas a solução é simples. Basta abrir o tal arquivo, seja um TXT, seja um SRT com seu editor de textos preferido, por exemplo o notepad, e salva-lo no formato UTF-8. Vai funcionar perfeitamente.

legendas_utf

5 respostas para Android: Caracteres Acentuados em Legendas e Arquivos de Texto

  1. Não creio que era só isso! Agora que eu estava ficando expert em adivinhar qual palavra era aquela…

    • TonyWalker disse:

      Nenhum aprendizado deve ser desprezado! Agora que está treinado, vá trabalhar como decriptógrafo e fique milionário!
      PS: Lembre-se dos amigos!

  2. marcio disse:

    Fantástico. Uma solução tão simples para um problema que me chateava.

  3. MrNine disse:

    Parabéns, ajudou me muito!!!

  4. Glaucio disse:

    Perfeito!!!!!!!!!!! Muito Obrigado!!!!! Salvou meu player!!!!!

