Tutorial: Usando o Android no HTC TyTN II (Atualizado)

ATENÇÃO – TIVE QUE ATUALIZAR ESTE TUTORIAL, PORQUE PERCEBI QUE HAVIA FEITO O UPLOAD DO ARQUIVO ERRADO, NO 4SHARED. POR ESTE MOTIVO NINGUÉM ESTAVA CONSEGUINDO SEGUIR AS INSTRUÇÕES.
ESPERO QUE AGORA FUNCIONE. QUALQUER COISA GRITEM!

O HTC TyTN II ou Kaiser, é um dos celulares mais surrados pelo pessoal do XDA Developers, já fizeram para ele ROMs personalizadas do WM6.1, já portaram a WM6.5, Maemo, diversos sabores de Linux e até adaptaram o Ubuntu para rodar na aparelhinho da HTC!

polymod_2.1g-dark-home polymod_2.1g-dark-tray

Mas uma das coisas mais legais que podemos fazer com ele é rodar o Android do Google. Sem stress e sem precisar gastar uma nota com um celular novo, você pode ter um gostinho do que é o Android e até usar o port para decidir se vale a pena migrar para o novo sistema ou se fica mesmo com o Windows Mobile.

Logicamente você não pode esperar que tudo funcione as mil maravilhas, algumas coisas ainda não estão 100% e no geral o sistema é um pouco lento rodando do cartão SD. Instalado diretamente na ROM (substituindo o WM) ele é até bem mais rápido, mas é mais complicado de fazer. Este tutorial aborda como rodar o sistema a partir do cartão SD.

O que funciona:
– Telefone
– Conexão de dados 3G
– SMS
– Notificações
– Wifi
– GPS (Ele ativa o GPS, mas ainda não sai na rua com ele)
– Fones de ouvido
– OpenGLES (gráficos 3D)
– Touch Screen (sem lentidão ao tocar a tela como no WM)
– Teclado (no mesmo layout do WM)
– Sleep
– Mapas
– Market
– Live Wallpapers
e a maior parte dos programas que acompanham a ROM.

O que não funciona?
– Bluetooth (quem se importa?) Até existe um update mas ainda não testei.
– Câmera😦
– Comandos de voz😦
– Modo USB ligado ao computador

Ou seja, se a câmera e o Bluetooth não lhe fazem falta você já “quase” pode substituir completamente o WM pelo Android. Digo quase porque o sistema ainda trava de vez em quando e as atualizações são complicadas de fazer. E como disse acima, rodando do cartão o sistema fica lento. Leva em média uns três minutos para inicializar completamente.

Então vamos lá! Indispensável dizer que, não sou responsável por danos no seu celular caso siga este tutorial. Rodando no cartão o Android não tem acesso a ROM do telefone, mas nunca se sabe.

Ingredientes:

– Você precisa de um celular HTC Kaiser, TyTN II ou Tilt

– O sistema ocupa mais ou menos 600Mb então você precisa de um cartão SD de pelo menos 1GB

– Este pacote pre-configurado que eu fiz contendo o sistema. Ele já está em Português do Brasil.
http://www.4shared.com/file/vevaswmG/andboot.html

Modo de fazer:

– Após baixar o arquivo, extraia a pasta andboot e os demais arquivos para a raiz do seu cartão SD. Não modifique o conteúdo da pasta andboot.

– Usando o File Explorer entre na pasta andboot e execute o arquivo: haret.exe

– Aguarde alguns minutos para que o sistema inicialize.

Use!

polymod_2.1g-dark-dialer

Se você já usou o Android alguma vez não tem segredo, basta se acostumar com os botões e configurar suas redes Wifi e GPRS. Se você nunca usou aqui abaixo tem algumas dicas úteis:

BOTÕES

O TyTN II possui na frente um direcional com 5 botões (D-PAD) mais 8 botões adicionais. Todos eles funcionam no Android sem problemas:

– Botão verde: Chama o telefone assim como no Windows Mobile

– Botão vermelho: Encerra a chamada e fecha alguns aplicativos

– SoftKey 1 e 2: Aumenta ou diminui o volume do Ringtone ou possui alguma função extra em alguns aplicativos.

– Botão Menu Iniciar: Chama o menu na área de trabalho ou nos aplicativos

– Botão OK: Voltar

– Botão do Internet Explorer: Equivale ao botão HOME, geralmente retorna direto para a área de trabalho.

– Botão do Outlook: Não tem uma função específica

– Power: Liga e desliga a tela

PRINCIPAIS CONFIGURAÇÕES

Na área de trabalho, aperte o botão Menu Iniciar e escolha Configurações para fazer alguns ajustes:

Redes sem fio e outras
Use para configurar sua rede Wifi, sua operadora 3G e várias outras configurações.

Configurações de som e tela
Use para escolher os ringtones, volumes, orientação da tela e brilho.

Configurações de aplicativos
Use para remover aplicativos, autorizar a instalação de programas que não provêem do Android Market e atalhos rápidos.

Configuração de contas e sincronização
Para usar o Android corretamente você deve ter uma conta do google. Use esta opção para gerenciar uma conta ou mais e ajustar como elas são sincronizadas no aparelho.

Idioma e teclado
Esta ROM está configurada em Português do Brasil, aqui você pode modificar para usar outra língua.

Configurações de data e hora
Aqui você acerta a hora a data e o fuso horário, estranhamente estes dados estão sempre errados quando ligamos o sistema mesmo que no Windows Mobile esteja certo.

APLICATIVOS

Muitos aplicativos já vem instalados na ROM por default, mas você pode também usar o Android Market para baixar mais alguns.

Navegadores
O navegador padrão está presente claro, mas recomendo o uso do Opera Mini que é muito mais rápido e produtivo. Acesse: http://m.opera.com e seja feliz.

Live Wallpapers
Nesta versão estão presentes os papéis de parede animados que estrearam com o Google Nexus One. Apesar de funcionar muito bem, eles deixam o sistema muito, muito lento. Não recomendo.

Gerenciador de arquivos
Acompanha o gerenciador ASTRO que é excelente.

Terminal
Muito semelhante a qualquer terminal do Linux.

Bom, espero que gostem, eu tinha um certo preconceito com o Android, pois acho o sistema muito novo ainda.
No entanto já encontrei aplicativos para todas as minhas necessidades e o sistema é bem mais refinado do que eu imaginava. Assim em breve, quando fizer uma nova troca de telefone o Android estará sim na lista dos candidatos.

MAIS ALGUMAS INFORMAÇÕES

– Este pacote é feito a partir da POLYMOD 2.1 GAMMA, é baseada na OpenEclair 1.2.2 e equivale a versão 2.1-1 do Android, que se não me engano é a mesma do Nexux One.

– Se quiser um desempenho uns 15% melhor use um cartão SD formatado em FAT16. O padrão do Windows Mobile é FAT32.

– O Android não possui uma opção para regular a força do sinal Wifi, você faz estas modificações atualizando um pacote na inicialização do sistema. Como meu roteador é péssimo, usei a opção do Wifi mais potente, o que logicamente gasta mais bateria.

– O monitor da bateria não costuma mostrar a carga real, o que pode te deixar em apuros caso ela acabe antes da hora. Portanto teste como anda a sua carga antes de usar o sistema no dia a dia.

39 respostas para Tutorial: Usando o Android no HTC TyTN II (Atualizado)

  1. julio cesar ribeiro disse:

    muito bom este tutorial, mas… o meu kaiser originalmente da claro e desbloqueado depois de copiar a pasta andboot com todos os arquivos descompactados e, seguindo os passos durante a execuçao do haret ocorreu um erro “sh: 2: unknown operand
    losetup: /dev/block/loop1: No such file or directory
    Failed
    Failed to reach system.img on SD card ”
    tem alguma orientaçao para este erro ?
    um grande abraço
    Julio.

  2. TonyWalker disse:

    system.img é onde fica instalado o sistema, é como se fosse um disco virtual. Se ele não consegue carregar, provavelmente é algum problema no seu cartão.
    Você conferiu se seu cartão está formatado em FAT?
    O padrão do Windows Mobile é FAT32, mas FAT16 funciona mais rápido. Só não pode ser NTFS pois senão o HARET não vai conseguir carregar o sistema.
    Dê uma conferida ai!😉

    • GHMC disse:

      Eu tive o mesmo problema. Logo antes desse erro aparece uma mensagem mandando você apertar e manter apertado o botão central D-PAD. Na segunda tentativa eu obedeci e funcionou. Agora estou com uma imensa dificuldade em fazer a rede de dados funcionar…
      Alguém tem alguma dica? Eu utilizo Vivo SP e tenho plano de dados contratado.

      • TonyWalker disse:

        Opa, em breve postarei um tutorial sobre a instalação “de verdade” do android no TyTN II. Estou esperando uma versão melhor do sistema que deve sair em breve.
        Até mais

  3. Emerson disse:

    O meu tb deu o erro do julio cesar..

    Meu cartao está em FAT32.. apenas baixei, descompactei (criou a pasta /andboot), e abri o Haret.exe..

  4. Olivares rocha disse:

    Olá pessoal, isso é muito pra minha cabeça.. Gostaria siplesmente” de trocar para wm6.5 do meu Tynt II/Kaiser da claro, desbloqueado pela Claro…. Alguém pode me dar o caminho das pedras? Não serve essa de dvelopers, roms etc que nada sei disso tudo.. Uma ajuda prum analfabeto desse tema. Ou algem que queira ganhar uns trocados pelo serviço..
    Obrigado…

  5. Olivares rocha disse:

    Olá pessoal, isso é muito pra minha cabeça.. Gostaria “sinplesmente” de trocar para wm6.5 do meu Tynt II/Kaiser da claro, desbloqueado pela Claro…. Alguém pode me dar o caminho das pedras? Não serve essa de dvelopers, roms etc que nada sei disso tudo.. Uma ajuda prum analfabeto desse tema. Ou algem que queira ganhar uns trocados pelo serviço..
    Obrigado…

  6. […] Para saber mais sobre o sistema e o uso dos botões  leia o tutorial anterior, é praticamente a mesma coisa, com a diferença de que agora muito mais coisas funcionam. https://bemquevi.wordpress.com/2010/06/03/tutorial-usando-o-android-no-htc-tytn-ii/ […]

  7. A mim também dá o erro do Júlio Cesar Ribeiro e o cartão está formatado com FAT…

    Alguma ideia?

    Obrigado,
    AT

  8. Diego disse:

    Cara, valeu aí pelo tutorial show de bola, estou com um problema. quanto ele entra em modo de espera aquela negocio pra economizar bateria, dá um pau no video e o telefone vai pro saco, só reiniciando.

  9. Leonardo Souza disse:

    Galera
    Coloquei a android no meu Kaizer e funcionou, realmente senti ele um pouco lento, bluetooth e camera fora, quando ao modo usb não tive sucesso em conectar ao windows mas consegui carregar o aparelho via USB.
    Vou continuar testando
    Abraço.
    Modo USB ligado ao computador – Somente RECARGA DE BATERIA.

  10. sergio disse:

    amigo,
    caso eu nao goste, tem algum segredo para desinstalar?

  11. Éderson Honorato disse:

    Tentei utilizar o Android algumas vezes no meu Kaiser e rodou perfeitamente, porém com os mesmos problemas relatados pelo pessoal anteriormente.

    Minha pior situação foi que o sistema deixou meu SIMCARD estranho, consumindo toda a bateria em minutos, mesmo depois de retornar ao WM6. Para resolver esse problema, tive que trocar de chip por 15 dias e somente depois desse tempo(no meu caso) é que o kaiser e o WM¨passaram a aceitar meu SIMCARD sem consumir toda a bateria.

    Resultado: Desisti de testar o Android no meu aparelho.

  12. TonyWalker disse:

    Pessoal, conforme já informei aqui no blog, vendi meu Kaiser e comprei um Milestone.
    Então não posso mais ajudar ok?

    Até mais

  13. David disse:

    Ola,

    Gostaria de saber como faço para rodar oh sistema Android no meu HTC S710.. Já tentei de tudo, procurar em saites, mas n encontro nada..

    Vocês podem me ajudar?!

    Eu serei muito grato!!

  14. filipe disse:

    pessoal depois de funcionar com o android como volto para o windows?
    alguem me ajuda?

  15. Hiromano disse:

    bah… Muito bacana…. funciona a pleno conforme descrito por vc, mas não consigo achar o caminho das pedras para configurar GPRS da Vivo… se for possivel um help…. agradeço,valeu!!!!

  16. Marcos Lobão disse:

    Bom dia!!! comprei meu cel kaiser HTC Tynt II / AT&T Tilt,a pessoa que me vendeu o aparelho pra mim deu um reset nele ,qdo ele lg o aparelho estava em inglês e Eu n tenho muito conhecimento na linguagem em Inglês ,gostaria de saber como faço p/ o mesmo rodar em portugês ou se tenho que baixar algum aplicativo na net???? n estou usando o cel devido estar em português se alguém saber o passo a passo favor me avisem.

    fico no aguardo e desde já agradeço.

    Marcos Lobão.

  17. dwu disse:

    Perfeito no meu estalou corretamente otimo post amigo parabéns
    tem varios otarios que fazem com virus só pra prejudica os outros mas esse não esta, otimo testei e aprovo pra tds ki queria usar android no htc kaiser ^^

  18. Joao Paulo disse:

    Fala fii o tuto esata certinho deu blz aki. Os noobs estao renomeando os diretorios ou colocanso em subpastas que ferra a rota que o executavel busca a imagem. Da zero pra eles. Nao pode alterar nada pra rodar a imagem virtual.

  19. Andre disse:

    No meu HTC esta funcionando bem, porem nao funcionou o 3G de jeito nenhum. Ja fiz o download da APN Brasil, mesmo assim nao consegui fazer funcionar. Alguma dica? Outra pergunta, e possivel colocar para fazer o boot direto pelo cartado SD, sem q seja necessario iniciar o WM? Abs, valeu!

  20. wagner disse:

    valeuuuuu mesmo muito massa o android,muito obrigado por postas esse tutorial belíssimo trabalho.
    Parabéns tudo de bom e sucesso

  21. Danilo disse:

    Como faço para instalar no memoria ROM?

  22. merejias disse:

    bebi inté uma zora puco so caba omi, se eu pudesse eu matarra mí

  23. joão disse:

    opa, esse android serve pro htc sprint touch pro 2 ?

  24. Muito bom e facil o procedimento e não altera nada o hardware atual!

    Agora estou com meu HTC TyTN II com dual boot😉
    Windows Mobile 6 e Android

  25. CyberElectronico disse:

    Olá tenho HTC PRO 2 Sprint CDMA, queria por a funcionar a camara de photografia e de filmar alguém sabe resolver este problema porque não funciona e aparece uma imagem em xadrez.
    pode por uma utilização para este problema.
    Obrigado aguardo resposta.

  26. ruben disse:

    fico legal mais o astro tor não que pega como eu faço para estala ?

  27. douglas disse:

    vlw muito bom o aplicativo eu baixei e instalei e deu certo

