A Grande Viagem

Já faz algum tempo que estou planejando fazer uma viagem na minha moto (NXR Bros 150). O destino escolhido desde o princípio é a cidade onde mora meu avô materno no norte de Minas. Conhecida como “Manga”, é uma cidadezinha pacata e hospitaleira nas margens do rio São Francisco. Seguindo o curso do rio, é a última cidade mineira antes de se atingir o sudoeste da  Bahia.

gfu_800_00009168
Copyright norticias@hotmail.com

A escolha da cidade tem vários motivos. O primeiro é que tenho certeza de que consigo viajar pelo menos 300km tranquilamente na Bros sem sentir muito desconforto, e aos 430km de distância ou seja, bem no meio do percurso está Montes Claros, a cidade onde nasci e onde mora uma de minhas tias. Se achar que vou dar conta de chegar ao destino no mesmo dia, vou descansar mais ou menos uma hora em Montes Claros e seguir viagem (um banho também está nos planos 😀 ). Caso fique muito cansado, pretendo dormir na cidade e seguir no dia seguinte.

Outro motivo é que, embora de Belo Horizonte a Montes Claros a estrada não seja muito boa, dali para frente (que eu me lembre) a estrada é um tapete. Com baixo relevo, coisa rara em Minas e pelo menos dois trechos com retas enormes (metade do trecho para Janaúba e de Jaíba a Matias Cardoso por exemplo) esta parte da viagem embora cruze por regiões muito pobres de Minas tem belíssimas paisagens, tendo alguns pontos muita semelhantes aos desertos que vemos nos filmes.

Além disso tudo tem também a parte sentimental, pois já faz uns dez anos que não apareço por lá e, rever a casa de meus avós onde passei a maior parte de minhas férias escolares será muito emocionante.

gfu_800_00004757
Copyright norticias@hotmail.com

Minha grande dúvida era “quando” ir. Além da problemática do meu trabalho que não me dá férias, minha esposa está grávida e não queria deixa-la sozinha 3 ou 4 dias. A notícia da gravidez apesar de toda a alegria que me trouxe foi um balde de água fria nos meus planos.

Mas a vida, ahh a vida é mesmo uma caixinha de surpresas, e eis que minha esposa recebeu um telefonema hoje comunicando que deverá se apresentar em Brasília na terça feira para um treinamento que irá durar até o sábado.
Quando soube da notícia não sabia se ficava feliz ou triste, pois são muito dias de separação e agora com meu filhote na barriga (dela) me senti um pouco incomodado. Mas pensando bem, quando terei uma outra oportunidade? Não tão cedo com certeza, então estou pensando seriamente em ir já na semana que vem.

Os planos seriam trabalhar como um cachorro na segunda e na terça (dias 4 e 5 de Janeiro) resolvendo qualquer pepino que possa surgir depois do feriadão, o que é bem comum. E então na quarta (dia 6) bem cedo pegar a estrada.
Conseguindo chegar em Manga na quarta mesmo, ficarei lá quinta e sexta vindo embora no sábado pela manhã.
Caso precise dormir em Montes Claros, sairei bem cedo na quinta chegando em Manga na parte da tarde e ficando lá apenas na sexta e no sábado de manhã. Virei embora no sábado na hora do almoço, dormirei novamente em Montes Claros e terminarei a viagem finalmente no domingo pela manhã.

Fiz uma pequena planilha para planejar a viagem e tracei um mapa usando o Google Maps:

Belo Horizonte – Manga
Total: 700km
Rota: Distância (em km) Tempo (em Horas) Paradas Obrg.
Saída de Belo Horizonte 0
Ribeirão das Neves 31,8 00:30:00
Sete Lagoas 73 00:55:00
Paraopeba 105 01:30:00
Curvelo 175 02:10:00
Corinto 216 02:30:00
Augusto de Lima 255 03:05:00
Buenópolis 286 03:20:00
Joaquim Felício 295 03:30:00
Engenheiro Navarro 360 04:15:00
Bocaiuva 385 04:25:00
Montes Claros 430 05:00:00
Janaúba 560 06:30:00
Verdelândia 602 07:15:00
Jaíba 635 07:40:00
Matias Cardoso 695 08:30:00
Manga 700 09:00:00

Clique aqui para ver o mapa no Google Maps.

Claro que estes dados são apenas referências. Além de viajar a uma velocidade menor pois sei que de BH a MOC a estrada deve estar péssima, pretendo e irei fazer várias outras paradas, seja para comer, tirar fotos ou mesmo para dar uma esticada de uns 10 minutos. Calculo que no total deverei gastar umas 11 ou 12 horas para chegar no destino.

Quanto a bagagem vou levar:

  • Jaqueta
  • Calça de chuva
  • Bota de chuva
  • Luvas
  • Um par de sapatos
  • Meias e cuecas
  • Duas calças e 4 camisas
  • Óculos de sol
  • Boné
  • Ferramentas extras
  • Remendo para pneu em Spray
  • Pequena bomba de ar portátil
  • Panos para limpeza
  • Óleo lubrificante (1L)
  • Graxa branca para a corrente (1 bisnaga)
  • Spray WD40
  • Meu micro-kit de manutenção de computadores (não saio sem ele)
  • Meu celular com GPS
  • Uma gambiarra que vi na internet que serve para fazer a recarga do celular usando um pilha comum (acredito que precisarei de umas duas recargas se resolver usar o GPS 100% do tempo
  • Dois fones de ouvido bluetooth carregados
  • E caso sobre espaço meu ASUS EEEPC
  • Um arame 😀

Outras coisinhas vou lembrando e acrescentando com o tempo.
Algumas coisas pretendo acomodar dentro do bauleto, outras colocarei na minha mochila que levarei nas costas, e ainda pretendo levar uma bolsa de mão pequena (estilo academia) presa no banco do carona.

Como nada é perfeito, tenho dois problemas para resolver:

  1. Onde deixar meu cachorro estes dias já que minha esposa também não estará em casa.
  2. Preciso passar amanhã na concessionária para trocar o óleo e saber sobre a revisão de 4000km pois a moto estará com mais de 2500km no dia da viagem e caso ocorra algum imprevisto pode ser que ultrapasse o limite de 4100km para a revisão, e não quero perder a garantia logicamente. Penso em adiantar a revisão (fazendo-a com 2500km e refaze-la quando voltar).

Então, estão convidados aqueles que gostam de uma aventura. Lugar para dormir e comer nos destinos não vai faltar :).

Previsão de gastos R$ 250,00 entre combustível e alimentação na estrada.

Comentários encerrados.

