Tipo sanguíneo no capacete é inútil

Quando comprei minha segunda moto recebi uma sugestão muito educada do mecânico para que eu colocasse no adesivo pregado no capacete o meu tipo sanguíneo. Dizia ele que era para facilitar o socorro no caso de um acidente, pois os paramédicos poderiam fazer algum tipo de transfusão mesmo que eu estivesse desacordado sem perda de tempo.

Como não fazia a menor idéia de qual era o meu grupo sanguíneo fui perguntar para minha mãe. Tal desinformação se deve ao fato de que:
a) Nunca fui internado ou fiz qualquer tipo de cirurgia.
b) Tive hepatite quando era criança e por isto não pude doar sangue até pouco tempo atrás.

Assim minha mãe me informou que eu era do tipo O- e lá fui eu colocar a dita informação no capacete feliz da vida não que eu desejasse sofrer algum tipo de acidente.

Bom, como minha moto agora é preta, achei que não ficava bem minha esposa usar  um capacete cor de rosa quando estiver de carona (não combina sabe?), então peguei este capacete com o grupo sanguíneo pregado e dei para ela usar já que comprei outro e ele ainda está novo, com menos de um ano de uso. Como serviu bem até ela gostou.

Mas ai surgiu a dúvida. Vai que a gente sofre um acidente. O SAMU chega correndo e mete dez litros de sangue O- nela (cujo sangue é AB-). Bom no nosso caso nada aconteceria já que meu tipo sanguíneo é doador universal, ou seja serve para qualquer pessoa. Mas e se fosse o inverso. E se eu estivesse usando o capacete dela por qualquer motivo? Morreria certamente.

Foi então que dando uma lida descobri que este procedimento é absolutamente inócuo, já que o profissional da medicina responsável por realizar uma transfusão de sangue jamais irá faze-la sem antes testar o seu sangue, mesmo que o seu tipo sanguíneo esteja tatuado na testa.

Sendo assim este procedimento é absolutamente desnecessário. Até porque o teste sanguíneo é muito rápido, não interferindo praticamente no atendimento do paciente.

Tive a idéia de fazer este post depois de ler este artigo aqui:
http://motite.blogs.sapo.pt/67189.html

7 Responses to Tipo sanguíneo no capacete é inútil

  1. Flavia disse:

    Olá autor do blog, no seu caso você deveria trocar o tipo sanguíneo colocado no seu ex-capacete, que agora é da sua esposa, e colocar o tipo sanguíneo dela. Por mais que o exame de sangue seja um procedimento rápido… realmente a legislação de trânsito brasileira não exige a colocação do tipo sanguíneo e fator RH no capacete. Mas em todas as competições é obrigatório.

  2. TonyWalker disse:

    Olá Flávia, obrigado por comentar.
    O que acontece, é que nas competições há todo um ambiente controlado, com informações precisas sobre os pilotos, uma vez que os acidentes que possam ocorrer ali são de natureza muito mais grave, e onde cada segundo é importante, afinal algumas motos chegam a mais de 300km/h.
    Minha idéia no texto é que na rua, no dia a dia realmente não faz sentido usar o tipo sanguíneo no capacete pois ele será ignorado pelo profissional que lhe atender.
    Na verdade não faz mal algum, pode colocar, mas também não irá trazer benefícios ok?
    Abraços

  3. Alex Ross disse:

    Pode ser que isso se torne obrigatório:
    http://www.direito2.com.br/acam/2002/mar/22/capacete-
    pode-ter-tipo-sanguineo-do-motociclista

    Confesso que acho uma grande bobagem também, mas caso se torne obrigatório vou ter que acabar adotando. Ou então será melhor comprar uma moto toda fechada com brindagem, quatro rodas e air-bag duplo.

  4. Alex Ross disse:

    Agora deve funcionar…

    http://www.direito2.com.br/acam/2002/mar/22/capacete-pode-ter-tipo-sanguineo-do-motociclista

    caso alguém tenha mais informações não deixe de divulgar, valeu? Akele abç!

  5. Adriano disse:

    Se vc estiver numa situação emergencia que não pode esperar o tempo do exame de sangue, sem receber sangue, vão dar para vc o sangue do tipo informado no capacete.

    Não trabalho na área de saúde, então posso estar falando besteira… (essa situação faz sentido? arriscariam te dar o sangue informado no capacete?)

    Abraço…

  6. […] Tipo sanguíneo no capacete é inútil […]

