Filme: A Cor Púrpura

colorpurpleDifícil encontrar um cinéfilo que não conheça ou tenha visto “A Cor  Púrpura” (The Color Purple –1985 – Steven Spielberg com Whoopi Goldberg), um clássico que deveria ter recebido todos os 11 Oscars ao qual foi indicado. Detalhe eles não levaram nenhum, numa das mais injustas premiações já ocorridas na academia.

O filme baseado no livro de Alice Walker (não é minha parente) conta a história de Celie (Whoopi Goldberg aqui em seu segundo papel) e Nettie (Akosua Busia), duas irmãs negras e pobres moradoras do sul dos Estados Unidos nas décadas de 20 e 30.

A história gira basicamente em torno de Celie, violentada pelo próprio pai torna-se mãe de duas crianças, mas é separada delas e vendida como esposa/escrava para um fazendeiro viúvo e pai de uma renca de crianças.
Ao se mudar para a casa do viúvo Alfred (Danny Glover), Celie leva consigo sua irmã Nettie, que passa a ser perseguida por ele com segundas intenções. Ao ser rechaçado, Alfred expulsa Nettie de suas terras separando as duas irmãs.

A história então acompanha a vida de Celie, dos 14 anos até a velhice quando sua vida dá uma reviravolta. E paralelo a sua história acompanhamos outros dramas como o de Nettie da qual obtemos notícias através das cartas que ela envia para Celie.
Também podemos conhecer a história de Shug Avery (Margaret Avery), Sofia (Oprah Winfrey em sua estréia no cinema) e tantos outros personagens marcantes deste maravilhoso drama.

É o primeiro filme que me lembro a me deixar realmente emocionado, e confesso que no fim cai no choro pois todas as histórias trazem uma ponta de realidade difícil de não identificar, pois sabemos bem que todas as situações apontadas no filme por mais absurdas que pareçam, foram e ainda são protagonizadas por mulheres pelo mundo afora.

Se nunca viu não perca tempo veja-o, pois realmente vale muito a pena. Estou colocando abaixo as cenas mais marcantes. Cuidado pois logicamente contém Spoilers. Se já viu relembre. Se não viu aproveite a deixa.

1 – Celie e Nettie se separam:

 
2 – Sofia é presa:

 

3 – Shug Avery canta novamente na igreja de seu pai:

 

4 – Celie confronta Albert:

5 – Reencontro:

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: