Windows Mobile 6.5 – O que esperar dos novos Windows Phone

O Windows Mobile é um dos sistemas mais antigos para Smartphones. Juntamente com o PalmOS ele migrou dos PDAs para os telefones para saciar a fome de convergência que tomou conta dos nossos dias, e justamente como o PalmOS ele não envelheceu muito bem nestes aparelhos, pois algumas características desejadas em telefones normais não se adequam muito bem ao tipo de tela, lentidão das respostas ou ao uso da caneta.

Devido a estes problemas principalmente, aparelhos como o iPhone acabaram roubando uma boa fatia do mercado.
Trazendo para os Smartphones toda a facilidade e a instintividade dos DonkeyPhones dos telefones comuns, o iPhone se consagrou como o modelo a ser seguido embora como Smartphooooone mesmo ele fique devendo bastante.

Empresas como a Palm que era praticamente uma piada pronta, trouxe ao mundo antes do que realmente se esperava (rá, mentira) seu sistema WebOS e querendo ou não se tornou novamente um player relevante. A RIM bem, esta está de bem com a vida e embora muito se fale no iPhone ela é com certeza a mais bem sucedida no mercado de Smarts.

A Nokia tem uma quantidade gigantesca de vendas e ainda estava guardando na manda seu N900 sobre o qual ainda vou falar. E…

E na rabeira do campeonato a Microsoft. Tendo menosprezado o iPhone no início, a Microsoft começou a se mexer um pouco tarde, anunciando o novo Windows Mobile 7 de forma bem discreta. Prometido como um sistema que será (em tese) uma revolução no que diz respeito a interface do usuário e desenvolvimento de novos aplicativos, o novo sistema só estará disponível no fim de 2010, e provavelmente apenas para aparelhos top-top de linha. Levando em conta que a Microsoft sabe fazer direito quando o seu mercado está ameaçado podemos apostar que vem coisa boa por ai, embora claro um pouco tarde.

Para não comer poeira demais até lá, e se manter ainda um pouco relevante a Microsoft está fazendo uma séries de remendos no velhíssimo Windows Mobile 6.1 e relançando-o como Windows Mobile 6.5. A moda de hoje é interface de toque que dispense a caneta, e boa experiência em navegação na tela pequena, e estes serão os principais remendos que o Windows Mobile vai receber desta vez.

Com botões e menus maiores e ícones posicionados dentro de uma área mais acessível que ajudam a dar uma cara menos Win95 ao sistema, foi no Menu Iniciar e na tela Today que foram implementadas as maiores mudanças nesta atualização.
Inspirada levemente no Zune (o player MP3 da Microsoft) e bem parecida com a versão para Windows Mobile Standard (a versão para tela sem touchscreen) a nova Today apresenta um menu deslizante que destaca o item selecionado mostrando opções adicionais para cada um.

Assim, quando você rola para baixo e escolhe o item fotos, sua galeria de imagens será mostrada. Ao rolar para o item “Música” o player pode ser iniciado ou parado e etc.. São diversos itens nesta nova Today e há ainda a possibilidade de se criar novos plugins para ela.

chome chome

O novo Menu iniciar foi redesenhado, e agora não tem nada a ver com o Windows para PC. Ao clicar nele é apresentada uma tela com os programas tal qual acontece na versão Standard. Os ícones são apresentados em forma de hexágonos e juntos formam uma teia que em tese torna a navegação por eles mais simplificada (leia-se touch mode). Na realidade não é assim tão melhor não, ícones muito grandes fazem com que você tenha que navegar mais para encontrar o que procura e acaba atrapalhando se sua tela é a velha QVGA (320X240). Aliás a Microsoft tem feito um trabalho bem ruim em seus novos menus iniciar, tanto na versão desktop quando na mobile, opinião minha é claro mas não gosto do Menu Iniciar do Vista/Sevem assim como não gosto deste novo do Windows Mobile.

start

Outra mudança importante são as telas de configuração, elas não apresentam mais abas e sim botões largos o suficiente para se movimentar com os dedos, e também respondem a gestures, ou seja para se movimentar de uma aba para a outra basta arrastar o dedo de um lada a outro da tela. Os menus também ficaram mais largos e mais fáceis de serem tocados com os dedos, embora aqui e ali sempre seja necessário o uso da caneta.

configs

Nas últimas versões da ROM a Microsoft fez uma mudança mais drástica, o botão iniciar, o botão de menus e o botão de fechar foram movidos para a parte de baixo da tela tornando-se bem maiores do que eram. Na parte de cima ficou apenas as informações referentes ao telefone como, sinal, bateria, volume, etc… Embora bem vinda a novidade atrapalha no uso de alguns aplicativos, como o Resco Explorer, e duvido que quem possua a versão atual de certos programas vai ganhar atualização gratuita para uma compatível com o WM6.5.

botoes

Na parte de cima ao se tocar no que antes eram os minúsculos ícones de bateria, relógio e antena, agora é mostrada uma barra mais larga e transparente que acomoda os mesmos ícones porém maiores e mais fáceis de tocar. Mudança bem vinda também.

barra_superior

No geral o velho/novo Windows Mobile está melhor no quesito interface? Sim, e embora algumas mudanças tenham ficado estranhas a MS está indo num bom caminho.

Além da nova interface algumas outras mudanças podem ser vistas nas ROMs betas, como por exemplo o novo Internet Explorer que embora ainda continue muito menos atrativo que seus concorrentes (Opera, Opera Mini e Skyfire para citar alguns) está muito melhor que o antigo Pocket IE comum a todas as versões anteriores.
Com o código completamente refeito o novo IE é mais rápido menos lento e carrega as páginas com muito mais detalhes e eficiência. Possui botões bem grandes que ficam transparentes para não atrapalhar a navegação e ainda tem a função de Zoom que todo mundo copiou do iPhone, embora a MS deva anunciar como recurso exclusivo (como fez com as abas na versão desktop).

pie

Enfim, o sistema está melhorando a cada dia, e mesmo que muitos fabricantes de Smartphones lancem seus aparelhos com o WM6.5 no próximo mês o sistema ainda vai ganhar muitas melhorias até a chegada da versão 7.

Digo que não sou fã do Windows Mobile, uso-o basicamente por três motivos:
– LogmeIn – Que possui versão apenas para WM e iPhone e é indispensável no meu trabalho
– iGo – O melhor software de GPS que já usei
– Falta de tela de toque em celulares melhores e com Symbiam como o N95

Caso compre um novo smartphone a médio prazo devo migrar para alguma outra plataforma, como o Maemo ou mesmo WebOS e manter o WM apenas por questões de compatibilidade.

A dica para quem quiser testar POR SUA CONTA E RISCO as ROMs híbridas do Windows Mobile 6.5 é visitar o fórum do XDA-Developers e baixar uma compatível com seu aparelho.

http://forum.xda-developers.com/

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: