Tutorial: Mover a pasta do usuário para outra unidade no Windows Seven

Desde o velhíssimo Windows ME (sim eu usei!) que tenho o hábito de utilizar a pasta “Meus documentos” em outra unidade ou disco. Isto facilita imensamente o Backup em caso de tragédias como por exemplo quando você tenta desinstalar o Norton Antivírus e o seu sistema não carrega mais.

No entanto, no Windows Vista não existe tal pasta, pelo menos não da forma como estamos acostumados e este foi um dos motivos deu ter odiado o Vista do fundo do meu coração. No Vista existe apenas a pasta do Usuário e dentro dela estão as sub-pastas Músicas, Vídeos, Downloads e etc… bem ao estilo do Linux, que gosto, mas não sei porque no Vista ficou estranho.
É até possível mover estas pastas individualmente, mas não é possível mover toda a pasta do Usuário para outra unidade.
Mal sabia eu que desta forma seria até melhor do que era antigamente😀

Com o Tutorial abaixo, você poderá fazer tal transplante, não só das pastas normais de vídeo, música e documentos como também as pastas contendo o profile dos diversos programas que salvam ali suas configurações. Ou seja a pasta completa do usuário.

O milagre é possível utilizando um comandinho que aprendi a amar no Windows Seven, o mklink. Muito parecido com os links simbólicos no Linux, com este comando você pode fazer coisas legais no sistema e esta é uma delas.

Então vamos lá!

Digamos que seu usuário se chame Bidu, e queremos colocar a pasta do usuário na unidade D:.
A pasta do usuário Bidu fica normalmente em:
C:\Users\Bidu
Atenção aqui, porque se você possui o Windows em outra língua o nome da pasta Users muda, em português ela seria: C:\Usuários\Bidu.
No entanto isto é apenas uma máscara! O caminho real continua sendo C:\Users\Bidu, independente de como a pasta Users apareça na sua tela.
Então cuidado para não acabar linkando sua pasta para /dev/Null um lugar que não existe.

  1. A primeira coisa que iremos fazer é entrar em > Painel de Controle > Contas de Usuários.
    Se o seu usuário tiver uma senha, você deve remove-la em primeiro lugar.
    Faça Logoff e entre novamente com seu usuário.
  2. Agora vá para > Painel de Controle > Contas de Usuários > Gerenciar outra conta.
    Devemos então criar um novo usuário administrador. Isto é necessário porque enquanto você estiver logado com sua própria conta, não poderá mudar alguns arquivos protegidos de lugar.
    Podemos usar qualquer nome, vou usar Antônio como exemplo.
  3. Tendo criado o usuário Antônio vamos reiniciar o computador em Modo seguro.
    Dica: Para reiniciar o computador em Modo seguro, assim que ele ligar fique pressionando a tecla F8 várias vezes antes de aparecer a tela de carregamento do Windows. Um menu vai aparecer e você pode escolher então a opção “Modo seguro” ou “Safe Mode” em inglês.
  4. Quando o Windows carregar em Modo seguro, entre então com a conta Antônio que você acabou de criar.
  5. Abra a pasta C:\Users e mova a pasta do seu usuário (no exemplo Bidu) para a unidade D: (ou a unidade onde você vai salvar a pasta).
    Pronto, agora a pasta Bidu vai estar em:
    D:\Bidu
    moveruser2

  6. Em seguida, abra o Menu Iniciar e no campo “Pesquisar programas e arquivos” digite > CMD.EXE
    Isto vai exibir o Prompt de Comando no menu. Clique nele com o botão direito e escolha “Executar como Administrador”.
  7. No Promp digite o seguinte comando:
    MKLINK /D   C:\Users\Bidu   D:\Bidu
    moveruser3
    Só para melhor entendimento, o comando acima significa o seguinte:
    MKLINK – É o comando que cria links simbólicos no Windows Vista/Seven
    /D – Significa que o Link criado é para uma pasta
    C:\Users\Bidu – É o local onde vai ficar o Link
    D:\Bidu – É o local onde está a pasta fisicamente
    Dica: Caso o nome do seu usuário possua duas ou mais palavras, você deve usar as aspas no comando. Por exemplo:
    MKLINK   /D   “C:\Users\Bidu da Silva”   “D:\Bidu da Silva
  8. Prontinho, se quiser conferir abra C:\Users\Bidu e veja se ela realmente abre a pasta D:\Bidu.
    Agora reinicie o computador novamente e entre como Bidu para ver se está tudo certo. Se estiver, remova o usuário Antônio do computador.
    moveruser4
  9. Too Ease!

ATENÇÃO: Fiz algumas atualizações nos itens 3, 6 e 8 do Tutorial, baseado nas dificuldades encontradas pelos usuários.
Por exemplo o usuário Biscouto só conseguiu mover a pasta do seu usuário em modo de segurança. Acredito que isto seja causado por conta dos compartilhamentos automáticos criados pelo Windows e também alguns arquivos temporários utilizados pelo Antivírus. Coloquei então o modo seguro como padrão no tutorial porque isto evita uma série de problemas. Obrigado pela colaboração!
Antônio

43 respostas para Tutorial: Mover a pasta do usuário para outra unidade no Windows Seven

  1. Biscouto disse:

    Olá gostei muito do tutorial pois tambem tenho essa mania de mudar a pasta para o D: mas estou tendo problemas na parte do prompt de comando pois meu usuario é composto por duas palavras (Bruno Biscouto) e quando vou criar o link ele indica erro de sintaxe. Tem alguma solução??

  2. TonyWalker disse:

    Opa! Basta usar as aspas como no exemplo:
    mklink /D “c:\Users\Bruno Biscouto” “D:\Bruno Biscouto”
    Dá certim!😉

  3. Biscouto disse:

    Valeu até que em fim podeirei colocar minha cabeça no travesseiro e dormir tranquilo com meus arquivos mais seguros🙂

  4. TonyWalker disse:

    Disponha, vou usar sua dúvida para atualizar o tutorial! Bem pertinente aliás.

  5. Biscouto disse:

    É hora do choro. fiz tudo como vc passou mas agora meu win7 não acha meu usuario (quando vou entrar nele ele cria um usuario temporario)mas acho que o problema esta na copia dos arquivos que fiz pelo outro usuario mas em modo normal-e deu umas falhas no meio da copia- Acho que o certo é fazer a copia em modo de segurança:/
    Vou ver o que eu consigo fazer por aqui daqui a pouco coloco uma resposta

  6. TonyWalker disse:

    Não é necessário usar o modo de segurança não. Fiz vários testes em modo normal e funciona 100%.
    Você reiniciou o computador depois de criar o usuário administrador extra conforme o passo 3?
    É importante reiniciar porque o Windows não permite a cópia de todos os arquivos sem este procedimento.
    Você também pode ter alterado sem querer as permissões das pastas o que acaba impedindo a cópia.
    Eu faria o seguinte:
    – Logar com o usuário extra que você criou.
    – Clicar com o botão direito na pasta do seu usuário e escolher Propriedades.
    – Vá em Segurança > Avançadas > Proprietário > Editar
    – Marque o nome do usuário extra que você criou (ou adicione-o no botão “Outros usuários e grupos).
    – Marque a opção “Substituir o proprietário em subcontêiners e objetos” e clique em “OK”
    – Aguarde a aplicação das permissões e quando retornar a tela anterior clique em “Permissões”
    – Clique em “Alterar permissões” > Adicionar
    – Adicione seu usuário extra e dê a ele controle total. Clique em “OK”
    – Marque também “Substituir todas as permissões….” e clique em “OK” de novo. E “OK” mais uma vez para fechar as propriedades da pasta.
    – Agora mova a pasta
    – Depois da pasta ter sido completamente movida, clique nela já dentro do seu disco D: e refaça os procedimentos acima, só que trocando o usuário extra pelo seu próprio usuário.
    – Depois tente entrar novamente com seu usuário. deve resolver. ufa!

  7. Biscouto disse:

    Vai que é teu disco D uahuhauha Funcinou perfeitamente quando fiz a copia do usuario em modo seguro sem nehum erro.

    Valeu mesmo

  8. TonyWalker disse:

    Ah outra coisa! Acho que o MKLINK só funciona com partições NTFS!! Se seu disco estiver formatado em FAT pode não funcionar. Não tenho certeza.
    Mas como seu Windows é o Seven, acho que não é o caso.

  9. TonyWalker disse:

    Não é o meu disco não. Acabei de testar em um notebook com o Vista e funcionou perfeitamente com as mesmas instruções.
    Além de já ter feito isto antes no meu EEEPC onde inclusive a unidade E: para onde movi a pasta é um SSD formatado em NTFS😀
    Você tem certeza de que reiniciou conforme o passo nº3?
    De qualquer forma vou acrescentar mais esta opção ao tutorial😀
    Falows

    • willkey disse:

      Uma dúvida, tenho o W7, se eu tiver dois usuários (2 como adminsitrador) o procedimento é o mesmo?
      Esse procedimento não interfere nas Biblioteca do W7?

  10. Guilherme Soares disse:

    Olá amigo. teria como implementar esta dica no Windows Server 2008?

  11. TonyWalker disse:

    Bem, não tenho o Server 2008 para testar, mas como ele e o Vista compartilham do mesmo código creio que não há problemas.
    Só tome cuidado com as permissões das pastas na outra unidade, senão você vai ter sérios problemas de usuários acessando as pastas uns dos outros.

  12. Paulo disse:

    TonyWalker, ao fazer a instrução do cmd ele diz que não tenho privilégios suficientes para a operação!!

    E agora? Ajuda-me.

  13. TonyWalker disse:

    O usuário extra que você criou é Administrador? Pois não tive este problema aqui.
    Tente abrir o Prompt de comando como administrador. Basta clicar no ícone dele com o botão direito e escolher “Executar como administrador”.

  14. pablo disse:

    este tutorial funciona com o vista ultimate

  15. Bittar disse:

    Deu tudo certo,
    mt obrigado

  16. Alex disse:

    tem como funcionar no windows xp? para o ee pc? e existe algum windows seven em pt-pt? eu gostaria de por no meu eee ppc 701. mas tenho medo que o wi-fi e isso nao fique a funcionar certo…

  17. Alex disse:

    quem diz wi-fi diz todas as outra drivers

  18. Wagner Urquiza disse:

    Ola. Fica aqui meu aplauso, pelo tutorial bem escrito e exemplificado.
    E o mais importante, meu agradecimento, por você ter se deparado com uma necessidade, pesquisado como resolve-lá e compartilhado com nos outros.

  19. Jessica disse:

    Ai meu Deus.. será q fiz algo errado?? Consegui fazer td certinho mas nao consigo mais salvar imagens, fazer downloads,, pqq?? ;___; !!!

    • TonyWalker disse:

      Olá! Você tem certeza de que moveu todo o conteúdo da pasta para a outra unidade? Se sim, verifique as permissões da pasta do usuário. Quando a movemos para outro lugar ela pode acabar herdando permissões da pasta de onde a colocamos e ficar meio que bloqueada.
      Qualquer coisa poste aqui.

  20. Andre disse:

    boas
    muito bom tutorial
    ja agr existe forma de libertar mais espaço?
    fazer o mesmo com a pasta do windows que se fez com a do usuario?
    ou algo parecido?

  21. Thiago Perrut disse:

    Parabéns pelo tutorial!
    Foi muito útil pra mim e com certeza para muitas pessoas.
    Abraços.

  22. Elder disse:

    TonyWalker, será que esse procedimento funciona também para a pasta Users? Em vez de copiar um usuário, copia a pasta Users inteira e faz o link…

    • TonyWalker disse:

      Funciona sim com certeza. Porém você teria que iniciar o computador utilizando o CD do Windows Seven e não o próprio sistema instalado no computador. O que exige que você saiba muito bem o que vai fazer pois ao manipular as unidades pelo CD-ROM as letras e volumes podem estar diferentes e é preciso tomar cuidado para não dar problema.
      Aguarde mais um pouco que vou fazer um tutorial a respeito inclusive sobre como mudar outras pastas “gigantes” para o cartão ou para outra mídia.😉

      Falow

  23. Strife disse:

    Por causa de pessoas como vc TonyWalker, que a vida de algumas pessoas em frente ao PC, se tornam muito mais divertidas.

  24. willkey disse:

    Para 2 usuários o procedimento é o mesmo?
    Isso não interfere na Biblioteca do Windows 7?

  25. jota disse:

    cara eu fiz tudo que vc mandou

    criei um usario
    entrei em modo de segurança
    copiei os arquivos
    abrir o cmd.exe e digitei
    e nao funciona infelizmente

    diz que nao pode criar um arquivo sendo que ja tem um existente

    • TonyWalker disse:

      A instrução é clara no item nº 5, você deve “MOVER” a pasta e não copiar. Se você copiar depois deverá apagar a pasta original, ou não poderá criar o LINK. Tenta ai.

  26. zakper disse:

    mt bom o tutorial!
    mas o que ocorre eh que agora tem uma pasta no C e outra no D, eh isso? td q eu salvar vai pro D mas tbm pro C correto?meu objetivo era poder deixar espaco livre no C e ter a seguranca de um backup do D.

  27. Scooby disse:

    AJUDA!!
    Cara, pelo amor de deus, me da uma mao ae…
    fiz tudo certo.. seguindo o tutorial.. mas nao consigo apagar a minha pasta de usuario, da um erro dizendo q eu preciso de permissao para pode apaga-la, onde consigo essa permissao? e sem apaga-la o comando mklink nao funciona

  28. Scooby disse:

    Cara, segui o tutorial, mas infelizmente nao esta dando certo. recortei a pasta de usuario do C: e colei no D: mas tem dois arquivos q nao saem de lah e portanto a pasta ainda exste em C:. Qdo tento apaga-la diz q eu nao tenho permisssao para isso, mesmo logado com o outro adm, onde consigo essa permissao, ou o q devo fazer?
    obrigado

    • TonyWalker disse:

      Provavelmente você não está fazendo em modo seguro.
      Se estiver, experimente clicar na pasta com o botão direito > Propriedades > Segurança > Avançadas.
      Vá na guia proprietário > Editar > Clique no nome do usuário extra que você criou e marque a opção “Substituir proprietário em subconteiners e objetos”
      Dê OK e a pasta será sua.
      Mas aparentemente o problema é que você não está fazendo em modo seguro.
      Tente reiniciar o computador em modo seguro de novo e já entre direto com o usuário extra. Deve resolver.

  29. TonyWalker disse:

    Bom pessoal, estou trancando os comentários em todos os tutoriais relacionados a dicas do Windows Seven, pois creio que todos os passos necessários para a realização dos mesmos estão ai no texto.
    Obrigado

