O que você realmente precisa saber sobre a gripe suina

Bom, todo mundo tem visto nos jornais que a onda do momento é a Gripe Suína, Influenza A/H1N1, gripe do Porco ou ainda gripe argentin… digo mexicana etc.
Como todo assunto que gera ibope e aumenta as vendas dos jornais a Influenza A/H1N1 tem sido destrinchada diariamente para que todos possam entender exatamente do que se trata e se tornarem especialistas no assunto. Mas acho que estão exagerando na quantidade de informações entregue ao público comum e esquecendo o que realmente importa.

Fato é que dificilmente uma pessoa comum, destas que só assistem ao Domingão do Faustão vão conseguir entender conceitos complexos como A/H1N1, H3N2, RNA, DNA e outros.
Sendo assim a contaminação vai continuar e em breve seremos todos zumbis comedores de cérebro.

A avó da minha esposa por exemplo, reclamou que viu um monte de reportagens dizendo que cozinhar ou assar a carne de porco elimina qualquer traço do vírus, mas ninguém falou o que acontece quando se frita a carne!
Tentei explicar para ela que qualquer procedimento que eleve a temperatura  da carne acima de 70º é capaz de matar o vírus, mas ela disse que não tem coragem de enfiar a mão na gordura quente para sentir a temperatura….

Pensando nisto estou lançando este guia para entender como funciona esta nova gripe e o que você pode fazer para evitá-la. Tudo bem fácil e didático.

PARTE 1 – DE ONDE SURGIU A GRIPE SUÍNA
A gripe suína é uma mistura lazarenta da gripe dos porcos, da gripe das aves e da gripe dos seres humanos. Se você não entende como é possível que isto aconteça, veja a foto do flagra abaixo:

Jeca Tatú Mexicano "cosporco e casgalinha"

Jeca Tatú Mexicano "cosporco e casgalinha"

Jecas Tatús não existem apenas no Brasil! E o Jeca Tatú sempre foi um cara meio adoentado, com mania de se misturar “cosporco e casgalinha”, comportamento que facilitou a junção do vírus das três espécies.

PARTE 2 – QUAL É O GRAU DE PERIGO DA GRIPE SUÍNA
Bem, estudos mostram que a gripe suína é forte pra cacete, e que sem tratamento adequado, de cada 100 azarados que pegam ela 10 vão para o beleléu! Na gripe normal seriam apenas 3.
Remedinhos caseiros, sopinha de cebola e todos os comprimidos de vitamina C a venda nas farmácias não funcionam contra a gripe suína, assim como também não funcionam contra a gripe normal.
A última notícia que eu tive conta com o número de mais ou menos 5000 casos no mundo todo sendo que já houveram mais ou menos 50 mortes até então.
Embora existam doenças muito mais fatais como a malária e a pneumonia, a gripe suína tá na mídia! Ou seja ela é o cão chupando manga mesmo.

PARTE 3 – COMO SE PEGA A GRIPE SUÍNA
Você pegará a gripe suína nas seguintes situações:

Seu cunhado metido retorna visivelmente doente das férias que ele passou em Cancun ou em Boston.
a) Ele espirra na sua cara sem cerimônia
b) Ele tosse na sua cara sem cerimônia
c) Ele cospe na sua cara sem cerimônia
d) Ele te dá aquele abraço suado e te cumprimenta com a mão também suada.
Em qualquer das situações acima você vai pegar a gripe com certeza.

No entanto você não será contaminado se:
a) Comer carne de porco assada, cosida ou frita, pois para preparar a carne em qualquer uma destas situações a temperatura será superior a 70ºC eliminando o vírus.
Se você tiver dúvida sobre a temperatura use um termômetro só por garantia.
b) Dificilmente você será contaminado por comer carne de porco crua, mas além de ser um hábito nojento, você pegará solitária e morrerá de qualquer forma.
c) Dificilmente você será contaminado por apenas estar no aeroporto ou na rodoviária de sua cidade no interior de Minas Gerais, mas faço ressalvas a aeroportos de grandes cidades como São Paulo, e Rio de Janeiro. Nestes ambientes é muito fácil que o vírus se espalhe, portanto fiquem longe dos portões de desembarque, e caso vejam alguém espirrando corrão!!!!111

PARTE 4 – COMO SE CURA DA GRIPE SUÍNA

Embora haja casos de pessoas que se curaram sozinhas da gripe suína, ou mesmo aquelas que nem perceberam que estavam contaminados (ex: Wolverine, Chuck Norris) é de suma importância que você procure um hospital a qualquer sinal de mal estar. Pois somente assim as Desautoridades saberão quantas pessoas estão doentes no planeta e poderão colocar no Google Maps as bandeirinhas correspondentes.
Depois te mandarão para casa ficar de repouso e tomar aspirinas de 6 em 6 horas como na gripe normal.

PARTE 5 – CONCLUSÃO
Se você mora em áreas de risco como o México ou o Sul dos EUA, você tem grandes chances de pegar a doença, assim como quem mora em áreas pobres de qualquer lugar do mundo.
Se você é porco e come porco cru ou se comporta como porco não lavando as mãos e as partes íntimas quando chega de um aeroporto, você é praticamente um porco e sendo assim nada mais certo que você ser contaminado pela gripe do porco! Bem feito!

Por fim é triste admitir, mas quando a vacina para a doença ficar pronta já existirão centenas de outras doenças piores e ninguém nem se lembrará mais dessa. Antigas epidemias vão continuar se alastrando e a gripe suína será apenas mais uma lutando por um lugar ao sol…
Aliás você sabia que este ano a Dengue já matou mais de 100 no Rio de Janeiro?

Anúncios

4 Responses to O que você realmente precisa saber sobre a gripe suina

  1. Cloves disse:

    Poxa, que matéria bacana. Parabéns! Foi uma das únicas matérias sobre a gripe que adorei e consegui ler até o final sem encher o saco. Séria e com um tom de humor. Continue assim. Abraço!!

  2. TonyWalker disse:

    🙂 Valeu cara!

  3. Joao Miguel disse:

    O que eu gostaria de saber e se a possibilidade de uma pessoa estar contaminada da gripe A se ter febre?
    E como na Inglaterra quando os medicos desconfiam que a pessoa pode estar comtaminada pela gripe A mandam a pessoa ficar 7 dias em casa isolada de toda gente?
    Se a pessoa pencar que pussui a gripe A se isolar em casa sem fazer testes medicos, quantos dias e que o virus sera gerir?
    Consoante os dias que a gripe A tiver pra se gerir no corpo humano se ela nao se gerir acaba por nao ser a gripe A mais sim a normal, estou certo?

  4. aline disse:

    meu marido,tem uma prima que e casada,com um rapaz que trabalha no aeroporto e esta enternado na uti …. entao estou preocupada tive contato com familiares muito procimo dele e perigoso… o que eu faco obrigada

%d blogueiros gostam disto: