Como o usuário vê as mensagens de erro

Fato: O usuário de computador é preguiçoso. E preguiçoso sendo não se dá ao trabalho de tentar entender o que está havendo a sua volta já que usar o cérebro exige uma certa quantidade de esforço.

É engraçado ver como alguns de meus clientes reagem a mensagens inesperadas do sistema operacional ou dos programas. A preguiça de pensar é tanta que dificilmente alguém para um pouco e lê o que está escrito, pois é muito mais fácil transferir esta tarefa para outra pessoa, que pode ser o técnico que o atende ou mesmo os amiguinhos do MSN ou dos fóruns que frequenta.

Tive que aceitar que o usuário é assim para não desistir de trabalhar com manutenção e suporte, mas ao mesmo tempo que é chato também é engraçado.

Fico imaginando como será que o usuário vê as mensagens pois eles parecem estar sempre sofrendo de algum tipo grave de distorção ocular, abaixo alguns exemplos:

O usuário me liga e diz: – O computador deu pau!

O aplicativo encontrou um erro.

O usuário me liga e diz: – O Firefox está me impedindo de acessar o site do Banco!

O Firefox impediu o site de instalar um complemento. O botão que permite a instalação está do lado direito da tela.

HTML clipboard


O usuário me liga e diz: – O Antivírus deu uma mensagem de erro!

O Avast! Antivírus informa que baixou uma nova atualização. Mas o usuário não enxerga bem a parte inferior da janela.

Neste caso era apenas informando que ocorreu uma atualização…

HTML clipboard


O usuário me liga  e diz: – Meu mouse sumiu e o Windows não quer entrar mais!
Ou então:  – Meu computador deu pau! Tá aparecendo um monte de número aqui!

bsod

HTML clipboard


O usuário liga e diz: – Socorro! meu computador pegou vírus!

avast

É triste mas é verdade!

3 Responses to Como o usuário vê as mensagens de erro

  1. Neto Mussauer disse:

    Muito bom esse texto, passo por isso todos os dias hehehehehehe

  2. Biscouto disse:

    Adorei a parte do Corrão uhauhauha muito bom

  3. Cic disse:

    Meu Caro, me “identifiquei com voce”, pois tambem sou T.I. e sou um feliz usuario do HTC Kaiser..Temos muuita iniciativa!
    Me dedico a usuarios domenticos e alguns pequenos escritorios.. me deparo com coisas do tipo: “MEU PC NÃO LIGA”, pergunto: Tem alguma luz acesa no gabinete? resp: Sim tem, mas o Pc não liga! (ja não preciso levar uma fonte) ou outro caso “MEU PC DIZ QUE NÃO TEM SINAL”..pergunto: O PC tem luzes acesas? Resp: Não, mas o Pc diz que ta sem sinal. (E é apenas o aviso do monitor avisando não receber o sinal de video).
    Pior é quando o usuario para de raciocinar pusq tem um tecnico ao lado.. DIGO: Ejeta o Cd.. Resp: O que seria ejetar? ou DIGO: Aperta F8, va ate a opção (Ultima config. valida) e seleciona! Resp: F8? aonde? Como vou até a opção? Aperto o Enter?
    Eu poderia escrever uma teoria sobre esse efeito ESVAZIAMENTO DE “q.i.” MEMORIA. Toda Sorte Pra Ti Camarada!

