Gravação telefônica no Windows Mobile

Ah! O Windows Mobile, quanto sofrimento para azeitar este sisteminha.
Uma das coisas que me irritava profundamente no Windows Mobile 6.1 era o fato dele não suportar a gravação de ligações telefônicas. Aliás ele até suporta, mas apenas a gravação de sua voz. A voz da pessoa com quem você fala não é gravada.

O recurso conhecido como ICR (Incoming Call Recorder) ou 2 side call recorder sempre foi um recurso muito solicitado, mas nunca atendido pela Microsoft ou pelos fabricantes de celular.

Ao que tudo indica isto é causado não por um erro de drivers ou descaso com o consumidor, mas por uma lei americana válida em alguns estados onde é proibido gravar a conversa telefônica com alguém sem que a pessoa esteja ciente disso.

No Brasil não é proibido utilizar este tipo de recurso, mas dificilmente uma gravação como esta seria aceita como prova em um julgamento qualquer.
Qual é então o objetivo de gravar uma conversa telefônica se ela não pode ser usada como prova?

Bem pelo menos para mim o recurso tem diversas funções, como por exemplo escutar minhas próprias ligações telefônicas no fim do dia, o que me ajuda a saber se estou esquecendo de algum compromisso, ou quando um cliente quer me passar algum telefone ou endereço e eu estou com as mãos ocupadas, não preciso me preocupar em anotar na hora. Fica tudo gravado no celular e quando puder eu anoto. Enfim, os usos são muitos.
Não preciso nem dizer que foi um dos recursos que mais senti falta ao migrar para Windows Mobile.

Poxa até o meu velhíssimo Motorola 120t (o celular do Guga) que uso até hoje diga-se de passagem, tem a função de gravar as ligações como notas (mediante o uso de um botão lateral do aparelho).

Motorola 120t um show de celular a mais de 10 anos!
Motorola 120t um show de celular a mais de 10 anos!

O Treo também fazia isto lindamente através do CallRec, e foi um dos motivos que quase voltei a usar o velho aparelho pois o recurso realmente me faz falta. Minha memória é um lixo 🙂

Pois bem, na semana retrasada um dos membros do fórum XDA Developers descobriu uma gambiarra capaz de fazer o ICR funcionar no TyTN II. Envolvia a instalação de um programinha, algumas acrobacias e principalmente sorte, pois o esquema não funcionou para todo mundo. Para mim por exemplo gravou, mas as vozes ficavam muito baixas, quase inaudíveis.

Conversa vai, conversa vem, um fanfarrão descobriu que para ativar o ICR bastava tão somente a edição de algumas chaves do registro e pronto tudo funcionando! Nada de atualização, nada de drivers novos, nada demais!
Um outro zé-ruela criou um arquivo CAB e pronto, agora temos ICR 100% loud and clear no TyTN II e diversos outros aparelhos sem stress.
Mais um ponto para o pessoal do XDA-Developers.

Logicamente é preciso um programa de terceiros caso você queira que a gravação seja feita automáticamente. Eu uso o Vito Audio Notes Touch ($7,00 seu mão de vaca) que você encontra aqui:

Vito Audio Notes Touch

O arquivo CAB para ativar o recurso você acha aqui:

Forum XDA Developers

Palm Pre! Chega logo!

19 Responses to Gravação telefônica no Windows Mobile

  1. Brito CopHard disse:

    Eu estou usando o Celular Smart Phone Samsung SGH-i617, também conhecido como Blackjack II.
    Testei o Programa Audio Notes e o Resco Audio Recorder, e ambos apresenta o mesmo erro, não gravam as ligações de entrada e saída, apenas consigo grava a minha própria voz offline, isto é, fora das ligações. Tem mais alguma dica? eu fiz a instalação do .CAB mas não funcionou. O meu aparelho está com o Windows Mobile 6.1.

    Obrigado.

  2. TonyWalker disse:

    Bem, pelo que sei este i617 é um Windows Mobile Standart (sem tela de touch) mas teoricamente deveria funcionar, pois testei aqui em um HTC S621 e rolou legal.
    Você já tinha tentado algum outro método antes?
    Pode ser (não tenho certeza) que você tenha que atualizar sua ROM por uma mais nova ou mesmo reformatar seu aparelho.
    Fabricantes diferentes podem fazer configurações diferentes no registro de seus aparelhos. Dê uma pesquisada no XDA-Developers e veja na área do seu telefone se alguém mais teve problemas.

    Até mais

  3. Rui disse:

    Será que o Vito Audio Notes funciona mesmo no windows mobile 6.1? (HTC PDA Touch Viva)

    Obrigado

  4. TonyWalker disse:

    Funciona sim, já usei ele na versão 6, 6.1 e agora estou usando uma ROM 6.5 (PDA Corner Ultimate X2 V5). E em todas funciona muito bem.
    Só não funciona em aparelhos sem tela de toque.

    Falows

  5. Rui disse:

    Obrigado pela resposta.
    Mas, o programa tem limitações de tempo de gravação? ou grava o tempo que fôr necessário?

  6. […] feitas por clientes para meu celular e que são devidamente gravadas para futuras consultas (saiba como) bem como notas mentais e pequenos recados do Messenger. Organizar os arquivos por data ou por nome […]

  7. werner disse:

    gostaria de saber se o V3 da motorola tem esse recurso, e mais informações de como habilitar ou como instalar. obrigado.

    • TonyWalker disse:

      Não amigo, a dica é apenas para Windows Mobile. Mas o V3 se não me engano tem um botão lateral que grava a conversa. Mas você deve pressiona-lo durante a chamada e mante-lo pressionado.

  8. Diogo disse:

    ——– EDITADO ———-
    Amigo, por favor não peça números seriais aqui ok? 😉

  9. Victor disse:

    Gostaria de saber se o Samsung Jet tem esse recurso.

  10. […] coração corrija esta limitação. Estou de olho na lista que fala sobre o assunto. Como expliquei neste post minha memória é um lixo, então preciso escutar meus telefonemas no fim do dia para garantir que […]

  11. Pamilly disse:

    Funciona para Java e Touch ? será que daria certo no Samsung gt S3650 ? obrigada …

  12. Pamilly disse:

    Funciona para Java e Touch ? será que daria certo no Samsung gt S3650 ? obrigada …

  13. Stefan Billieri disse:

    Funcionou no HTC TyTN II com WM6.0.

  14. Le disse:

    não consigo instalar o aplicativo Vito Aundio Notes Touch, aparece uma mensagem dizendo que a instalção nao obteve exito.

  15. Le disse:

    no meu dispositivo nao esta dando certo.

  16. Gica disse:

    como que faço passo a passo
    no meu sansung GT S3650?

