Tutorial: Faça seu Android falar português – Um guia para cegos e pessoas que precisam de um leitor de telas

Se você está achando estranho o título, saiba que sim, os cegos usam normalmente celulares e computadores. Praticamente igual a qualquer pessoa que enxerga.android-logo
Isto é possível graças aos aplicativos leitores de tela e os mecanismos de síntese de voz, capazes de transformar o texto que está sendo mostrado na tela em uma voz humana que pode ser compreendida pelo usuário, mesmo sem olhar.

Eu sei disto porque um dos meus primeiros clientes, e que posteriormente se tornou amigo e até padrinho do meu casamento é quase cego e usa este tipo de aplicativo. O irmão dele inclusive é totalmente cego e nem monitor usa. Ambos utilizam o aplicativo Jaws (que é um saco de configurar diga-se de passagem) para auxiliar no uso do computador e se saem muito bem com ele.

Tempos atrás me surpreendi com eles utilizando um telefone Symbian N71 se não me engano, com o leitor de tela funcionando e achei bem legal. Não sabia que era possível. Fui dar uma fuçada e descobri que no Android também podemos usufruir da tecnologia com alguns passos não muito simples. Por isto escrevi este tutorial.

Os Androids, pelo menos os aparelhos que tenho, já vem carregados com uma opção de acessibilidade, e um mecanismo de síntese de voz, o PICO TTS. No entanto ele não possui opção de idioma em português do Brasil o que torna seu uso para nós brasileiros inútil. Tente ler um texto em português utilizando uma voz tts em inglês ou espanhol e vai entender o que estou dizendo. Neste tutorial nós vamos resolver este problema. Você precisará gastar R$ 5,53 para comprar uma voz em português do Brasil mais adiante.

Como a maioria dos Androids é vendido com tela de toque, recomendo aos cegos que escolham aparelhos que possuem um teclado físico, ou mesmo um “D” pad para navegar pelos menus, pois quando você usa apenas a tela de toque, o leitor de tela somente lê depois que você já tocou. Utilizando o “D” pad ou as setas do teclado físico (Motorola Milestone por exemplo) cada item selecionado é lido.

Vamos lá, se você é cego, recomendo que peça ajuda a alguém durante a configuração pois, algumas opções são realmente chatas de achar sem assistência. Mas se você se sente “Like a boss” como meu amigo, ou se já tem gravado a posição das opções no Android, pode fazer sozinho.

- Primeiramente ligue seu celular e vá em Configurações.

- Em seguida vá no menu “Acessibilidade
– Ao entrar aqui pela primeira vez, você receberá a mensagem de que nenhuma aplicação de acessibilidade está instalada. Clique em ok para instalar. O aplicativo se chama “TalkBack” e ele é um leitor de tela gratuito. ATENÇÃO: Alguns telefones como o Atrix da Motorola já vem com um mecanismo de acessibilidade instalado chamado “Comando por voz” e fica exatamente onde ficaria o “Talkback”. Neste caso basta marcá-lo.

2011100218385220111002184255

- Uma vez instalado, retorne ao menu de Acessibilidade e marque as opções “Acessibilidade” e “Talkback”.

20111002184811

- Neste momento seu celular já vai estar falando a torto e a direita, mas infelizmente em inglês. Precisamos corrigir isto! E para tanto, vamos instalar um outro aplicativo de síntese de voz com suporte a português do Brasil, o SVOX Classic. Clique aqui para ir direto a pagina do aplicativo no market, ou apenas procure por SVOX Classic no market do celular e instale-o. Ele também é gratuito, já que é apenas a engine e não faz nada sozinho.
– Abra o aplicativo e procure pela bandeirinha do Brasil. Clique nela e você verá que há a opção de comprar a voz brasileira, chamada “Luciana” (quem escolhe estes nomes?). Compre-a, custa R$ 5,53 seu pão duro! Basta clicar em “Buy” e será direcionado a página no Android Market.

2011100218553520111002185545

- Quando acabar a instalação, feche tudo e vá novamente em “Configurações”. Escolha o menu “Entrada e saída de voz”. Dentro dela escolha a opção “Configuração de texto para voz (TTS)”.

20111002190053

- Bem no fim da tela, abaixo de Mecanismos, marque a opção “SVOX Classic TTS” e depois clique em “SVOX Classic TTS (Configurações SVOX Classic TTS)” abaixo.
– Dentro das configurações do SVOX, marque a opção “Language Override” e em Select Preffered voice per language, toque para escolher “Luciana” como padrão. Mesmo que ela seja a única opção é importante clicar e escolher.

201110021931442011100219320420111002194133

- Feche tudo, abra novamente as “Configurações”, vá em “Entrada e saída de voz” e depois novamente em “Configuração de texto para voz (TTS)”.
Na opção Configurações padrão, toque em “Mecanismo padrão”, e escolha a opção “SVOX Classic”.
Luciana passará a ler a tela automaticamente em bom e claro português!

20111002194120

O uso do TTS (texto para voz) não é exclusividade dos cegos. Há vários usos para ela, como por exemplo a leitura de e-books, navegação GPS entre outros.

No Android, o leitor de tela ainda é bem básico, não sendo capaz de ler por exemplo, o texto nos sites abertos pelo navegador. E seu funcionamento varia de aparelho para aparelho.
No Atrix por exemplo, ele lê o texto nos emails do GMail perfeitamente, mas somente o corpo do email. Já no Galaxy da Samsung ele lê tudo, cabeçalho, opções, e o corpo do email. No entanto ele não para de ler quando vou para outra mensagem. É preciso desligar a tela e ligar de novo para ler o outro e-mail.

Você pode (e deve) instalar também o aplicativo Accessibility Preferences (clique aqui). Com ele você poderá por exemplo escutar o nome do contato que está te ligando e outras opções interessantes.

Visite também a página “Android Accessibility” (em inglês) onde são tiradas várias dúvidas sobre acessibilidade no Android. Incluindo uma lista de aparelhos compatíveis.

Apesar de se dar muito bem com o Nokia N71, eu vi que meu amigo ficou muito interessado em usar um Android, principalmente por conta do tamanho da tela, como eu disse ele não é totalmente cego. No dia não soube como ativar a leitura de tela para ele, mas agora espero que ele se sinta mais em casa e venha testar o mundo do robô também.

Update:

Vejam (ok horrível) o que saiu no Gizmodo hoje, agora os cegos também vão poder usar tablets! Genial!

About these ads

64 respostas para Tutorial: Faça seu Android falar português – Um guia para cegos e pessoas que precisam de um leitor de telas

  1. Marina disse:

    Acho muito feio usar o termo cego. Mude para deficiente visual.

  2. Borboletakan disse:

    Essa dica veio a calhar. Tava ficando doida procurando ajuda pro meu android falar portugues e não encontrava nada que dessse certo.Pelo que li ( tudo muito bem explicado com ajuda de ilustrações ) acho que dessa vez vou conseguir. Obrigada!

  3. [...] Bom, hoje dei de cara com um interessante APP que parece estar bem a frente no quesito “vamos falar com humanos”. E sim, com alguns ajustes ele fala português, graças ao nosso amigo SVOX que eu citei aqui. [...]

  4. Teodoro disse:

    Cara legal, mas eu estou com um problemas sério na leitura de sinais que torna a leitura uma tortura. Tipo ela le por extenso quando tem aspas. O termo “teste” é lido: peri lé conte ponto e virgula corte TESTE peri lé conte corta ponto e virgula.
    Uma coisa mto estranha, mas texto com aspas fica impraticavel. :(

    • TonyWalker disse:

      Com o passar do tempo estes pequenos problemas são resolvidos. Mas se você for pensar bem, estes programas são de acessibilidade, então ele teria realmente que ler os sinais para o cego poder saber onde eles estão!

  5. Charles Mendes disse:

    Olá Tony! Estou de volta após longos meses sem comentar no seu Blog!
    Instalei tudo o que você informou acima no meu Samsung Galaxy 5 e funcionou bem. O único problema que ela fala demais, e parece “comer recursos” do processador, chegando a picotar sua voz alguma vezes.
    Será que meu Galaxy está trabalhando no limite? Reinstalar o Android 2.2 sem as customizações da Claro vai ajudar?

  6. danielfla82 disse:

    Eu fiz tudo, instalei os programas, porém quando vou em Engine e clico em selecionar o SVOX ele não é ativado, meu android apenas funciona no Pico TTS e nao consigo trocar.
    Sabe oq pode ser ?

    meu aparelho e um Samsung Galaxy 5 polegadas, mini tablet.

  7. Magno disse:

    Fiz tudo conforme descrito mas não deu certo no meu Galaxy Y??? Aguém poderia me ajudar???

  8. Tiao Oly disse:

    Fantástico, amigos. Gostei muito da sugestão para os cegos usarem o androyd. Estou usando o ipod geração 3 mas estou encontrando um problema, o tuning rádio fica picotando as transmissões, tipo roda uns 10 segundos e para un minuto mais ou menos. Fica impraticável ouvir radio assim, isto só acontesse na transmissão via wifi, pois quando tinha o iphone 3gs, via 3g dava para ouvir sem falhas. Já restaurei os ajustes de wifi mas de nada adiantou, continua engasgando o tuning radio. Teoricamente a transmissão via wifi seria mais rápida que o 3g mas infelizmente o meu ipod geração 3 não funciona o programa que mais gosto, alguém pode me ajudar? Estou até pensando em comprar um telefone com androyd para instalar o tuning radio para ouvir as emissoras que tanto gosto de ouvir, quem sabe poderia resolver o problema no meu ipod com o wifi e o tuning rádio? Cordialmente Tiao Oly de BH

  9. Ricardo disse:

    Testando o meu Motorola Atrix configurei em Acessibilidade / Leituras de Voz para ver como era. E agora não consigo acessar mais nada. Quando clico em um ícone ou opção, ele não entra, apenas fala o nome da função ou programa. Como faço para reverter esta situação?

    • TonyWalker disse:

      Cara, nunca vi isto.
      Coloque ele na base e use o controle remoto (ou um teclado USB) para desmarcar as opções de acessibilidade.
      Depois poste aqui se resolveu!
      Falow!

      • Enio disse:

        Cara, acabou de acontecer com o meu NEXUS Android 4.1.2.
        Fiquei como telefone todo travado e não consigo fazer nada. Já reiniciei, rei a bateria por meia hora e qndo clico em um íne, ele só fala o nome, mas não me dá acesso.
        Como posso resolver esse problemão? Grato…

  10. gabriela disse:

    O meu caso e outro eu queria muitonque voce me ajudasse a tirar essa voz falando o tempo todono meu tablet,,eu nao gosto me atrapalha muito,como eu faco para desativar essa voz falando o tdmpo todo?

  11. gabriela disse:

    O meu tablet eh um gakaxy sansung

  12. Kbehto disse:

    Instalei no Milestone 3 XT860 mas não consigo fazer ele falar o nome de que esta me ligando. Alguem pode me ajudar? Em um tutorial encontrei o seguinte:
    3) Vá na parte “Configurações Padrão”, clique em “Mecanismo Padrão” e escolha SVOX Classic TTS ao invés dos outros dois.

    Se tudo deu certo, clique na parte de cima em “ouvir um exemplo”, Luciana falará.
    Você ainda pode clicar em “Modo de condução”, e abaixo nas suas configurações pra dizer quando você quer que a senhorita Luciana te avise das coisas.
    É isso. Você ter o leitor de livros Moon Reader, por exemplo e pedir pra ela ler o livro pra você, seus textos no Quick Office, etc..
    Só que eu não enccontro esse tal de “Modo de Condução” para fazer as configurações.

  13. me ajudem por favor sou deficient visual comprei no gugle play mas a tal da luciana nao quer falr .obs.. na versao trial ela falou perfeita ment bem . meu celular é motorola xt 317 me responda por favor .

    • TonyWalker disse:

      Amigo, se funcionou na versão trial, tem que funcionar na completa. Tente desinstalar a trial e reinstale novamente a completa.
      Ou desinstale tudo e refaça os passos acima.

      Qualquer coisa pergunte aqui.

  14. Olá, tenho o samsung galaxy mini, como faço para desabilitar a saida de voz, na verdade baixei por curiosidade e agora o celular nao para de falar…..rsrs

  15. Zenon disse:

    Funciona no Galaxy 5?

  16. junior disse:

    Fiz tudo isso no meu LG Optimus e não deu certo, a luciana não quer falar.

  17. Bruno disse:

    Já teste, funciona legalzinho, embora não seja tão acessível com o Voice Over da Apple que meu amigo usa. Tenho um Galaxi Y Pro, não travou o aparelho em nenhum momento. Mas já desinstalei, a memória estava muito cheia. Conhece algo sobre programação com TTS para Android Tony? Belo post.

  18. Quero desinstalar do meu celular o aplicativo Pico TTS entrada e saida de voz não consigo fazer parar de falar. se alguem souber por favor me da uma dica ok..

  19. renata disse:

    Ola, ja instalei o svox e a voz em portugues trial so que quando clico para ler o ebook nao le em portugues. Nao estou conseguindo configurar! Help!

  20. @ceguinho_nh disse:

    Olá!
    Gostaria de agradecer pelo tutorial. Sou CEGO e atualmente uso o iPhone, mas vou comprar um tablet com Android para o meu filho, então eu quero usar o Talkback para ajudá-lo nas configurações iniciais e aqui foi o único lugar que eu encontrei que ensina como deixar o app em português.
    Muito obrigado pelas informações. Assim que eu começar a usar, posto o resultado para vocês, ok?
    Abraços!!!

  21. Luis disse:

    Eu não sabia pra q servia estava tirando a bateria do meu celular valeu!

  22. raimundo disse:

    cara se eu fizer tudo isso o gps do meu celular tambem passara a falar portugues com a voz de luciana?

  23. Almeida disse:

    Pelos comentários acima, é muito arriscado fazer essa mudança no seu celular. Vai danificar e você vai ficar com problemão para resolver.

  24. diego disse:

    amigo, sou deficiente visual, e tou querendo comprar um cel com esse sistema.
    mas queria algumas orientações, vc vende celular com andróide?
    como fasso pra entrar em contato com vc?
    meu email é:
    dhysax@hotmail.com
    meu tel da tim:
    (11) 95196-1532.
    fico no aguardo, obrigado!

  25. Daniel Damacena disse:

    acredito que os da nokia são bem mais acessíveis, uso o nokia e 63 completamente com o auxílio de um aplicativo chamado talks… deu um trabalhão conseguir ele mas vale muito a pena…

  26. marcio disse:

    ola meu querido! gostaria de saber se os aparelhos com 2 e 3 chips com essa plataforma androide tambem funcionariam com uma boa acessibilidade,pois os cegos que usam o talks ficam restritos a usar apenas 1chip. fico no aguardo de sua resposta,no mais obrigado!

  27. Uelington Barbosa Santos disse:

    Olá amigo, Sou Uelington estou cego há pouco tempo, Me sentindo em uma ilha deserta, porém confiante. Quais os procedimentos para instalar esses aplicativos que falam em celular?

  28. Daniel Damacena disse:

    Amigo, o caminho mais fácil a seguir quando alguém perde a visão e´conviver com pessoas com a mesma limitação, eu aprendi a usar o celular e computador com o auxílio de leitores de tela com amigos… vamos lá, o aplicativo para os nokia se chama talks, sua licensa custa bem caro, eu consegui uma versão crackeada com um amigo, é antiga e em certos aparelho mais modernos tem algumas falhas, a versão comprada lê tudo, meu aparelho é o E63 e por não ser muito recente o aplicativo lê tudo… ele funciona no sistema symbian, presentes em muitos celulares da nokia, existe a versão demonstrativa que funciona durante 10 minutos a cada vez que o celular é ligado, você pode conseguir a licensa dele pelo banco Bradesco gratuitamente, o aplicativo está disponível para download no site cegueta.com na sessão “Aplicativos Nokia” na pá gina de downloads…

  29. Daniel Damacena disse:

    funciona no sitema symbian da nokia, procure no site cegueta.com na sessão “aplicativos nokia” em downloads…

  30. Gustavo disse:

    Entao eu achei mto interessante a ideia… gostaria de ver funcionando no meu :/ tenho um v1277 android 4.0.4 e assim q instalei o talkback ja ficou falando td portugues… o problema é q quando eu mando o android ler um texto(um .doc no quickoffice pro) ele joga pra configuraçao da luciana vox… sabe.. onde tem as bandeirinhas dos paises pra escolher.. antes pelo pico tts fala em ingles agora nem isso.. ela ta falando oqdigito e as paginas tbm.. mas o principalq era o texto não lê … dali pra frente como se diz.. “nao caga e nem sai da moita” kkk preciso mt disso… por favor.. ajudem-me. Ja fucei em tds as configuraçoes…. vlw*

  31. Quero desistalar o pico tts entrada e saida de voz.me ajudem por favor

  32. Marcia Mesquita disse:

    adorei suas dicas deu certinho, tb tenho um samsung galaxy, sem seu passo-a-passo jamais conseguiria pq ja tinha tentado algumas vezes. Parabéns e obrigada pela iniciativa. (OBS: gostaria tb de instalar o idioma italiano, como faço? consigo ficar com os 2 potugues tb e alternar?) Aguardo resposta obrigada. Marcia Mesquita.

  33. marcia disse:

    Instalei ta tudo certinho, porém pode me ajudar em 2duvidas? 1o app Luciana nao lê as paginas do google? 2Como faço quando vou ler um ebook se não começar da primeira pagina ela nao lê, um exp.:se eu abro depois das apresentaçoes do livro nao lê tenho que voltar tudo de novo. Será que tem alguma configuraçao errada? Meu tablet é Samsung Galaxy P 1000. Muito obrigada Marcia

  34. Leonardo disse:

    Tá tudo funcionando legal, mas o sistema teima em ler o “travessão”. É muito irritante isso. Como desativar?

  35. saraf fernanda disse:

    me ajudem pf ..coloquei nessa opção sem querer mexendo no meu cel e agora nao consigo fazer mais nada no meu celular nem na tecla ele travou tudo como faço pra voltar ao normal se vou na configuração e ele nao me mostra a configuração toda nem q eu queira me ajudeeem meu cel é um galaxy s II

    • Jessica Azevedo disse:

      AAAAAH, aconteceu isso comigo também ! Não tô conseguindo sair desse modo, porque quando entro em configurações não tem como rolar pra baixo pra aparecer o resto da opções. Se alguém souber, por favor, entra em contato comigo pelo meu e-mail : jeeh-breezy@hotmail.com Obrigada !

      • gladis disse:

        Ola Jessica
        Eu estava tentando tambem resolver este problema.
        Depois de muito tentar descobri por acaso,
        Para rolar para baixo coloque dois (2) dedos na tela e conseguiras fazer a rolagem ate acessibilidade e desative TalkBack

        tchau

  36. Edilberto disse:

    Eu estou chegando agora no mundo do androide, graças a este tutorial pois ainda não sabia que o sistema androide oferecia essa acessibilidade, lendo este tutorial consegui configurar o meu TalkBeck no meu Samsung galasy, agora é só comprar a voz em português para ficar tudo beleza. Obrigado pela ajuda.

  37. Heloyza disse:

    Coloquei meu celular,(Galaxy s2 lite),no modo para deficientes,e agora eu não consigo tirar,tento desce a tela mais não desce,Alguém poderia me ajudar por favor ? ‘-‘

    • Bianca disse:

      Eu estava tentando tambem resolver este problema.
      Depois de muito tentar descobri p,
      Para rolar para baixo coloque dois dedos na tela e conseguiras fazer a rolagem ate acessibilidade e desative TalkBack

  38. Flavio Rena disse:

    Olá, tenho um motorola Atrix TV e instalo o SVOX, depois a voz Luciana, porém não aparece a opção “Entrada e saída de voz”, tentei em idioma-conversão de voz e ele não me dá opção para alterar para SVOX. Entro no software Brazilian que encontra a voz da Luciana e clico em “GO TO settings” e não acontece nada. Acho que está bloqueado para alterar. Na conversão de voz aparece somente “Google TTS” e não deixa alterar. O que fazer????

  39. Bianca disse:

    coloquei meu celular galaxy, no modo para deficientes, e agora não consigo tirar tmb , tento descer mas não desce, Almguém me ajuda por favo ?

  40. thays disse:

    Eu quero e tira esse trem ruim nao sou cega como fasso?

  41. jose disse:

    Ola eu fiz passo a passo para instalar o aplicativo para usar no meu celular como gps. So que o meu amigo taxista tinha um celular que funcionava como gps só que o aplicativo que ele baixou só falava depois que ele dissesse o destino que queria ai o gps falava que a rota estava sendo calculada, e tambem as orientaçoes por voz. E esse que eu baixei não está dando as instruçoes para mim chegar ao destino por voz. Ele so fala os locais em que estou mexendo no celular tipo radio, musicas etc. Em fim, você pode me ajudar? pois eu sou taxista e dependo do gps para trabalhar. Obrigado.

  42. Francisco Rodeghiero disse:

    Excelente post! Através destas informações, pude ajudar meu sobrinho que é deficiente visual. Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: