Pára-brisa (Bolha) em Motos Pequenas

Uma das poucas coisas que eu acho legais em motos custom são seus enormes pára-brisas, ou bolhas na linguagem motociclística. Eles protegem contra o vento, pedras, insetos e outras partículas que podem se chocar contra o motociclista durante a pilotagem.

Eu nunca tinha pensado em colocar uma bolha em minha NXR Bros, pois nem sabia que existia este tipo de acessório para motos on/off-road. O que é uma tremenda bobeira minha pois, se motos BigTrail (guardadas as devidas proporções) que são bem parecidas com motos off-road (guardadas as devidas proporções²) podem ter, porque não as pequenas como a Bros?

Foi num tópico do fórum Motoonline que eu vi que tal luxo também era possível para mim. O participante questionava sobre instabilidades na traseira da moto e se uma bolha iria ajudar. Também deu a dica de uma loja em Belo Horizonte que vendia um modelo compatível com a Bros e como não fica longe de minha casa (na verdade tudo é perto em Belo Horizonte) até fui lá dar uma conferida, achei o preço legal R$ 199,00.

Eis que minha fantástica, amada e maravilhosa esposa me viu pesquisando, e veio perguntar do que se tratava. Eu expliquei a ela o que era e que estava pensando em comprar devido ao frio cortante que está fazendo aqui na região ultimamente. E comentei que na tal loja Progresso Motos havia um modelo compatível.
E veja só. No outro dia, ao chegar do trabalho minha esposa me deu a bolha de presente, e que presente!

Ao abrir a caixa, uma pequena decepção, o modelo que ela havia comprado não era o mesmo que eu tinha gostado, na verdade ela chegou na loja e perguntou pelo modelo compatível com a Bros, e a vendedora deu a ela um que servia na Bros e na Falcon.
Este modelo é escuro e pequeno, ficando bem integrado na moto como se fosse a carenagem do farol e deixa a Bros com cara de Falcon (guardadas as devidas proporções³). Mas ele iria me trazer problemas, pois sou alto e o vento viria direto no meu rosto. Este modelo também não aceita ajustes de altura.

Voltamos então a loja e trocamos por outro modelo que eu havia visto anteriormente, e serviu perfeitamente.

ESTÉTICA

O modelo é o GIVI A600 que estranhamente não está listado no site do fabricante, é um pára-brisa grande e de cor cristal, que tampa quase toda a área entre os espelhos retrovisores e possui duas hastes de fixação no guidom. Ele é bem alto, podendo ser ajustado para praticamente qualquer tamanho de piloto, mas a altura cobra seu preço, pois quanto mais alto maior a vibração.

Percebe-se que ele foi feito pensando em motos com farol redondo, mas a beirada em meia-lua onde deveria ir o farol fica até bem na curvatura da carenagem da Bros.

Instalado na Bros, ela fica parecendo uma moto bem maior, e os carros até respeitam mais quando você vem passando seja num cruzamento seja pelo corredor.

Durante a noite, ao ligar as setas o brilho se espalha pela lateral da bolha, fazendo um bonito efeito.

Na minha moto ele ficou assim:

BROS1 NXR-150 Bros com Pára-Brisa (bolha)

CICLÍSTICA

A Bros é uma moto leve, pesa menos de 120kg e muito alta. Mesmo para pessoas altas como eu, ela permite uma pilotagem tranquila com a coluna quase reta, sentado mesmo. A desvantagem desta posição de pilotagem claro, é o deslocamento de ar e o frio, que irá castigar o peito do piloto principalmente após grandes distâncias, mesmo que seja apenas o deslocamento de ar gerado pelo movimento da moto.

Com isto a bolha torna-se um acessório delicioso. Numa estrada sem vento natural, você pode chegar a mais de 100k/h como se estivesse parado, pois o deslocamento de ar não chegará até você. Pilotos magricelas esguios como eu, sofrem não só no peito mas também nos braços, e nisto a bolha ajuda muito.

Insetos, pedrinhas, poeira e detritos ficam ali, colados e não sujando (ou arranhando) sua viseira. Ainda não tomei chuva com ela, mas creio que também ajuda.

No entanto nem tudo são flores, a bolha também causa uma série de problemas que devemos conhecer antes de sair acelerando por ai.

A primeira delas é a instabilidade na direção. A bolha, principalmente as grandes como a minha, funcionam como uma pipa, e o vento vindo pelos lados ou mesmo por trás (ui) podem desestabilizar ou mesmo derrubar um piloto desatento. No próprio manual da bolha existe um aviso para que, em caso de vento forte não ultrapassar os 100km/h. Eu recomendo não ultrapassar os 80km/h pois a partir dai, qualquer lufada de vento já dá aquela balançada.
Por outro lado, pude notar que consigo segurar melhor a moto no guidom, já que agora não há mais a ação do vento interferindo nos meus braços, e o efeito balão causado por jaquetas de couro diminui bastante.

O segundo problema é a temperatura no resto do corpo. Uma vez que você está com o tronco protegido do vento, a sensação de frio nas pernas e nas mãos acaba sendo muito maior. E ai senti a necessidade de usar uma calça mais grossa, e claro as luvas.

Nas pernas é apenas a diferença de estar ou não recebendo o vento, mas nas mão o problema é pior, veja o desenho:

VENTO

O guidom da Bros é bem largo, e já que o pára-brisa não chega até as mãos, todo o vento é direcionado para elas, o que trocando em miúdos, é frio pra caralho.
Já com as luvas a sensação é bem melhor. Mas mãos magras e dedos longos dificultam um pouco encontrar uma luva que me sirva “como uma luva”… preciso achar uma melhor do que a que possuo.

O terceiro problema é vibração. A bolha, não sei se é só a minha que é grande ou se ocorre com todas, vibra muito. Isto torna o deslocamento de ar ainda mais barulhento. Além disso, como a bolha forma com o alto do capacete uma única peça aerodinâmica, ao fazer o ar vibrar, faz com que o capacete também vibre, e as vezes é preciso se abaixar um pouco para minimizar o efeito.
Acho que se o fabricante tivesse colocado quatro hastes de fixação ao invés de apenas duas este problema seria muito menor. Estou até pensando em fazer uns furos e fixar a parte de baixo nas setas, mas isto vai ficar para depois.

O quarto problema no entanto é o que considero o pior de todos, e é uma grande falha no produto, e pode sim inviabilizar completamente o seu uso. Observe a bolha. Ela é feita de acrílico e possui uma curvatura acentuada, o que a transforma numa espécie de lente. Ou seja, você não pode guiar muito tempo olhando através dela ou sentirá tontura ou até mesmo dor de cabeça.
É preciso posicionar a peça de forma que você consiga pilotar olhando por cima dela. Olhar diretamente somente por períodos curtos de tempo e para se proteger de qualquer coisa.
Ou seja, você não pode usar a bolha (pelo menos não este modelo) como um escudo 100% a sua frente.

Achei este problema uma tremenda mancada. Um estudo por parte do fabricante poderia minimizar o problema ou mesmo corrigi-lo completamente.

BROS3

A bolha forma uma espécie de lente e olhar através dela muito tempo provoca tonturas.

CONCLUSÃO

Embora tudo que é novo provoque certo estranhamento no início, gostei bastante do meu presente. A instalação foi fácil e o visual me agrada.

Frio? Nunca mais, e eu que já não sou de correr mesmo não creio que irei ter problemas com instabilidade. Na verdade andando dentro dos limites recomendados para a Bros ficou foi bem melhor.

Ainda farei alguns ajustes para fixar melhor o produto e minimizar as vibrações, mas dependendo da sua altura, o piloto pode usar a bolha numa altura menor e ter menos problemas com a vibração do que eu .

Minha nota para o produto é 3 em 5. E recomendo a compra com ressalvas.

27 respostas para Pára-brisa (Bolha) em Motos Pequenas

  1. Rodrigo disse:

    Grande garoto!! eu tbm tenho uma bros igual a sua e estou pensando seriamente em adquirir uma bolha tbm, mas ficava imaginando se ela não compromete o consumo tbm…. vc não notou nada em relação a isso??? agradeço a atenção!! Abraço!

    • TonyWalker disse:

      Rodrigo, acho que na verdade melhorou.
      Só usei um tanque e estou terminando o segundo após instalar a bolha. Mas na primeira medição o consumo foi 2KM a mais por litro. Provavelmente porque a bolha oferece bem menos resistência ao ar do que o nosso corpo.
      Amanhã ou depois devo abastecer e colocarei aqui minhas impressões.

  2. Achei muito interessante, vamos debater mais sobre o assunto. Estou muito interessado em colocar uma na minha Bros.

    Abraço.

    Belo post….

    • marcio disse:

      Olá amigo, coloquei na minha cb300, e ficou otimo, realmente corta muito bem o vendo do peito e anda mais em subida. Agora sobre o efeito no capacete, não seria pq antes o tronco balança muito e agora que não balança tanto é mais perceptivel a cabeça? Outra coisa o meu coloquei no nivel do pescoço, vou levantar um pouco pra saber no que vai alterar e posto aqui. Vlw

  3. Victor disse:

    Tony vc escreve muito bem
    a leitura do seu artigo acaba sendo muito divertida
    parabens

  4. marcos disse:

    parabens pela materia tambem estou colocando uma bolha na minha moto

  5. Paulo disse:

    Muito interessante seu artigo, parabens.

    Qual é a sua altura porque tenho 1,91 e estou pesando em colocar uma bolha na minhas bros tambem, mas nao sei se ficaria bom pra mim.

    • TonyWalker disse:

      Valeu! Meço mais ou menos 1.85m. No seu caso, recomendo mesmo testar a bolha antes de comprar. E de preferência uma que tenha um bom nível de ajuste, ou o vento vai todo para o seu capacete!

  6. augusto perira carrilho disse:

    ola pessoal bom dia e uma satisfação poder estar aqui com vcs postando algo, na verdade uns fala bem outros não gostam, e que fui conteplado pela honda em uma cg 150 flex 2010/2011, e ja li algo não so aqui como em outros lugares sobre a bolha(parabrisa)eu gostaria de saber qual a bolha ideal para a cg 150 honda e onde compra-la o amigo falou bem na verdade não e correr que se vai chegar mais rapido e sim curtir a viajem porisso que desejo colocar a bolha da um aspecto bonito na moto ok vou vim aqui diversas vezes ok um abraço a todos vamos nos comunicar mais vezes sintam se a vontade, se alguem souber quem tem um bolha pra shadow 600 e um preço amigo me avisem ok

  7. augusto perira carrilho disse:

    na verdade se temos esse espaço, vamos aproveitar pra colocar os casos que podem ate ajudar outros amigos como defeitos e como soluciona-los, quem tiver anotações sobre a 150cg honda e quais os defeitos mais curriqueiros postem ou outros casos que podem ajudar os nossos amigos no dia a dia, casos de passeios viajem etc. vamos sim projetar aqui o que ha de melhor no nosso mundo motociclista

  8. augusto perira carrilho disse:

    sou do rio-São João de meriti-rj, e faço parte do Comanche M.Club e so alegria nossa festa vai ser no dia 17 de Abril em Nilopolis apartir das 11:00 horas ok

  9. Délio disse:

    Boa tarde,

    Amigos,tenho Falcon e percebo que diminuiu o consumo e melhorou o conforto, quanto ao frio, nada que uma boa roupa não resolva, vale apena a aquisição pois em longas viajens o conforto supera a espectativa.

    Abraço,

  10. Reginaldo disse:

    Boa tarde! Essa semana adquiri uma tb da givi a 600. Tenho uma fazer 250, percebi a vibração e tb me parece que fico ouvindo o barulho do motor na minha cabeça. Antes só escutava o barulho do vento em meus ouvidos. Mas em relação a proteção daquele vento que bate no peito, agora não sinto mais, só no capacete, deve ser falta de ajuste. Me disseram que quanto ela mais em pé diminui o vento. Acabei de ajustar assim. Até o fim de semana vou viajar, depois posto aqui o resultado. abraços a todos.

  11. luizokaraLuiz disse:

    Moro na grande BH (Betim) e vou tentar achar o endereço da loja mencionada, tenho uma bros 2007/8 e gostaria de achar um modelo de pára-brisa que se adapte a ela, pois, pretendo viajar agora no fim do ano para o norte de minas e acho que seria interessante ter o acessório.

  12. [...] Pára-brisa (Bolha) em Motos Pequenas [...]

  13. Amigo gostei da bolha em sua broz tambem tenho uma 2011 e estou interessado em por, mas qual modelo é este vc sabe ?

  14. Fe disse:

    Olá, boa noite Tonywalker!

    Bom artigo, leitura agradávele divertida.
    Bem, para quem tem Honda CG Titan e/ou similares como eu tenho, sugiro instalar o mesmo pára-brisa que eu instalei; marca Roncar, disponível incolor ou fume no site da marca e lojas do ramo.
    Compõe bem esteticamente na motocicleta, e da considerável proteção contra objetos/partículas estranhas naquela região do painel/farol.
    Recebo e percebo frequentemente elogios, perguntas e olhares curiosos de outras pessoas por ter instalado este acessório na minha motocicleta, pois o efeito visual é muito interessante, imprimido relativa elegância e esportividade á moto mesmo sendo uma conhecida motocicleta de modelo popular e utilitário como a minha (Honda CG Titan).

    Muito obrigado pelo espaço, paz no transito a todos!

    Fe
    Joinville, Santa Catarina.

  15. robson disse:

    blz amigo..esse que vc colocou na bros tambem serve pra lander e universsal ou nao ???

  16. Oi amigo! Você pode me mandar mais fotos da bros com a bolha? Estou pra colocar na minha, e queria ver como fica antes de decidir. Se puder me manda no facebook: http://www.facebook.com/neumar2000 Valeu!!!

  17. moises neves dos santos disse:

    gostei muito da sua publicaçao e forma clara de expor suas ideias logo logo estarei comprando uma bplha /parabrisa tambem a sua ficou show ,ha parabens pela esposa que tens ,notei que és uma bençao

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

