Tutorial: Instalando o Windows Seven no ASUS EEEPC 701

O novo Windows Seven da Microsoft aparentemente é um sistema que veio para ficar. Depois do fiasco que foi o Windows Vista, a Microsoft parece ter aprendido a lição e está entregando aos poucos um sistema moderno, leve e bastante versátil.

Tão versátil que resolvi testa-lo no meu ASUS EEE PC 701 4G, um netbook já ultrapassado com processador fraco, pouca memória RAM e SSD pequeno (4GB). No entanto, uma vez instalado e bem configurado, o sistema funcionará muito bem, e o maior problema do usuário será mesmo o espaço em disco.

Agora, por que alguém deveria instalar o Seven em um netbook como o EEE PC 701?
Bem, não há realmente nenhuma vantagem relevante para quem o usa como um substituto para Notebooks. Seja com o Linux original ou mesmo com o XP ele funcionará melhor, minha intenção aqui seria apenas testar.

No entanto se você usa o ASUS EEE PC, com o propósito para o qual ele foi projetado ou seja, acessar a internet, ler e-mails, ver vídeos e outras tarefas casuais, qualquer dos três sistemas lhe servirá bem, tendo o Windows Seven algumas poucas vantagens, como as fontes bem melhores na telinha do EEE PC.

Bom, instalar o Windows Seven em um netbook como o ASUS EEE PC não é muito complicado, mas é trabalhoso e demorado. É preciso uma boa dose de paciência principalmente durante a instalação que pode demorar umas duas horas ou mais.

Resumindo o processo de instalação é composto de:

  1. Uso do VLITE para reduzir o tamanho do sistema
  2. Preparação de um Pendrive de boot ou DVD para quem tem leitor externo
  3. Instalação do sistema
  4. Otimização do espaço em disco
  5. Uso de um Cartão SD ou Pendrive para ganhar ainda mais espaço (opcional – Não vou tratar desta parte neste tutorial, em breve publicarei outro)

AVISO! ESTES PROCEDIMENTOS PODEM DESTRUIR OS DADOS NO DISCO RÍGIDO DE SEU COMPUTADOR, CASO SEJAM UTILIZADOS DE FORMA INADEQUADA. LEIA O TUTORIAL COM ATENÇÃO, POIS NÃO ME RESPONSABILIZO POR NENHUM DANO CAUSADO PELO USO DO MESMO.

INGREDIENTES:

- ISO do Windows Seven RC – Eu estou utilizando o build 7127 que você baixa no endereço:
http://www.windows7br.com
Se quiser pode utilizar qualquer versão RC, inclusive a oficial disponibilizada pela Microsoft.

- Programa VLITE 1.2 final que você baixa no endereço:
http://www.4shared.com/file/110160070/469040f/vlite_12.html
Originalmente o Vlite foi criado para o Windows Vista, mas funciona bem com o Seven.
É necessário o uso do VLITE para tirar as gorduras do sistema, ou ele não caberá no SSD de apenas 4GB do EEEPC.
Este pacote do VLITE contém o meu arquivo de configuração “Last Session.ini” já personalizado para gerar uma ISO de apenas 1.32GB, ideal para o SSD de 4GB do EEE PC.

- Pendrive de pelo menos 2GB ou DVD virgem.

—————————————————————-

PRIMEIRA PARTE – UTILIZANDO O VLITE

  1. Primeiro instale o VLITE no seu computador.
  2. Crie uma pasta em seu disco rígido chamada de WIN7VLITE. No fim do processo, esta pasta vai conter os arquivos que copiaremos para o Pendrive.
  3. Abra o VLITE e clique no botão Browse para selecionar o drive onde está o DVD do Windows Seven e clique em OK.
  4. Selecione a pasta WIN7VLITE que você criou anteriormente e clique em OK.
  5. Após a cópia, que demora alguns minutos selecione a opção “Windows 7 ULTIMATE” e clique em OK.
  6. Clique em “Tasks” do lado esquerdo da tela do programa, e marque as opções:
    - Components
    – Tweaks
    – Bootable ISO
  7. Agora no menu na parte de cima da janela clique em:
    Presets > Load > Last Session
  8. Clique em “Components” do lado esquerdo. Uma janela de confirmação com todas as opções marcadas vai aparecer. Clique em OK.
  9. Você verá que dentro de “Components” já tem várias opções marcadas. Nos testes que fiz, e foram vários, estas são as configurações que deram menos problemas e liberaram a maior quantidade de espaço em disco. Eu as selecionei levando em consideração que o EEE PC será utilizado apenas para tarefas triviais como internet, vídeo e edição de documentos leves ou on-line. Recomendo deixar como está, ou pelo menos não remover mais nada.
  10. Agora clique em “Tweaks”. Aqui, apenas se você quiser poderá fazer alguns poucos ajustes, mas deixe a opção “Memory Requeriments” em 256MB.
  11. Agora clique no botão “Apply“. Escolha a opção “Rebuild One (Ultimate)” e clique em OK
  12. O processo de criação da nova imagem demora cerca de 15m num processador moderno, e em seguida a opção “ISO” do lado esquerdo da tela ficará disponível.
  13. Veja bem, se você possui um drive de DVD externo continue lendo. Se você não possui e vai utilizar o Pendrive para a instalação do sistema pule para o item 16.
  14. (Apenas drive externo) Para utilizar o drive de DVD externo temos que criar uma nova imagem ISO e grava-la num DVD virgem. Sendo assim, clique no lado esquerdo da janela do VLITE na opção ISO.
  15. (Apenas drive externo) Você pode gravar diretamente no DVD utilizando a opção: Mode > Direct Burn e em seguida clicar no botão “Burn” embaixo.
    Ou criar uma imagem para gravar quantas vezes quiser utilizando seu programa de gravação preferido ou mesmo para testar em uma máquina virtual utilizando a opção: Mode > Create Image e em seguida clicar no botão “Make ISO” embaixo.
  16. (Apenas Pendrive) Se você pretende utilizar o Pendrive deve prosseguir a partir daqui. O trabalho do VLITE já está concluído para você, apenas clique no botão “EXIT” embaixo.
  17. (Apenas Pendrive) Agora vamos preparar o Pendrive para que ele seja capaz de inicializar o sistema de instalação do Windows Seven. Este procedimento apaga todos os dados do Pendrive, portanto caso ele possua arquivos faça backup.
  18. (Apenas Pendrive) Espete o Pendrive no computador e abra o Promp de comando (Prompt do DOS). Se estiver utilizando o Windows Vista ou Seven, você deve abri-lo como administrador.
  19. (Apenas Pendrive) Digite os comandos:
    DISKPART
    E em seguida digite:
    LIST DISK
  20. (Apenas Pendrive) O sistema vai mostrar uma lista de discos disponíveis em seu computador e você deve identificar qual é o correspondente ao seu Pendrive. No meu exemplo o Pendrive era o disco 6. Fica fácil de saber pelo tamanho dos discos.
    Muito cuidado, se você escolher o disco errado poderá formatar o seu HD e perder todos os seu dados! ATENÇÃO!
  21. (Apenas Pendrive) Tendo absoluta certeza de qual disco é o seu Pendrive, prossiga digitando os comandos abaixo:
    SELECT DISK 6 ATENÇÃO AO NÚMERO DO DISCO! NO MEU COMPUTADOR ERA 6 NO SEU PODE SER OUTRO
    CLEAN
    CREATE PARTITION PRIMARY
    SELECT PARTITION 1
    FORMAT FS=NTFS
    (aguarde a formatação terminar)
    ACTIVE
    ASSIGN
    LIST VOLUME
    (verifique na lista qual foi a letra que o pendrive recebeu, no meu caso foi L:)
    EXIT
    (o DISKPART será encerrado mas o Promp de comando ficará aberto)
  22. (Apenas Pendrive) Agora ainda no Prompt de comando digite o a letra do seu drive onde está o DVD do Windows Seven. No meu computador era a letra E:.
    E:
    CD BOOT
    BOOTSECT.EXE/NT60 L:
    AQUI NO CASO L: É A LETRA QUE O DISKPART DEU AO MEU PENDRIVE
  23. (Apenas Pendrive) Pronto, agora o seu Pendrive está formatado em NTFS, ativo e pronto para funcionar como se fosse um CD-ROM de boot.
  24. (Apenas Pendrive) Só falta agora copiar todo o conteúdo da pasta WIN7VLITE para dentro do Pendrive.
  25. Pronto! Finalmente vamos iniciar a instalação.

—————————————————————-

SEGUNDA PARTE: INSTALANDO O WINDOWS SEVEN

  1. Plugue o seu Pendrive ou o Drive de DVD no EEE PC e ligue o aparelho.
  2. Fique pressionando o botão ESC várias vezes até aparecer o menu de boot.
  3. Selecione o seu Pendrive ou DVD no menu e aperte ENTER para iniciar.
  4. Bem, agora vá tomar uma café (o primeiro de muitos) pois demora pelo menos uns 20m para carregar o setup. Se for pelo DVD externo é mais rápido.
  5. Quando o Setup carregar, proceda com a instalação normalmente, escolhendo o seu drive SSD de 4GB para instalar.
  6. Com meu arquivo de configuração do VLITE são necessários apenas 2,159GB para instalar o sistema.
  7. Vá tomar o segundo café pois a instalação demora mais de uma hora. Não sei o tempo gasto com o drive de DVD externo pois nunca testei.
  8. Ao final da instalação digite o serial fornecido pela Microsoft e crie um usuário como de praxe.

—————————————————————-

TERCEIRA PARTE: OTIMIZANDO O SISTEMA PARA GANHAR ESPAÇO EM DISCO

Como eu já disse antes, o maior problema do EEE PC é o espaço, então aqui vai uma coletânea simples de procedimentos para liberar espaço em disco:

  1. Logo que sua área de trabalho carregar pela primeira vez, um aviso do Windows dizendo que precisou criar um arquivo de paginação maior será mostrada.
    1boot
    Ao clicar nela, abrirá uma janela chamada “Virtual memory”.
    Desmarque a opção “Automatically manage paging file size for all drivers
    Marque o disco “C:” e clique em “Custom size
    Preencha o “Inicial size (MB)” e o “Maximum size (MB)” com 256 e clique em “Set”.
    Em seguida clique em OK e reinicie o computador.
    vm
    Você pode aumentar ou diminuir o tamanho da memória virtual do Windows, mas se aumentar mais que 256 ocupará muito espaço no HD, se diminuir demais vai deixar o sistema instável.
  2. Depois de reiniciar abra o Prompt de comando e digite:
    POWERCFG –H OFF
    Esta opção vai desativar a Hibernação. Esta é uma desvantagem de usar o Seven num HD tão pequeno, pois o arquivo hiberfile.sys ocuparia quase todo o HD para funcionar. No caso, ao fechar a tampa do EEE PC ele vai apenas entrar em modo de espera, o que não economiza tanta energia quando a Hibernação.
  3. Abra o menu iniciar, clique com o botão direito em “Computador” e escolha “Propriedades”.
    Clique em “System protection” do lado esquerdo.
    Na janela que se abre clique em “Configure
    Marque a opção “Turn Off System Protection” > Yes > OK
    Esta opção desativa outro recurso bem legal do Windows Seven, que é a restauração individual das pastas, semelhante ao Time Machine no MAC OSX. Mas vai poupar pelo menos 300MB no disco.
  4. Uma outra dica interessante é entrar na pasta:
    C:\Windows\System32\Recovery
    e deletar o arquivo “winRE.WIM” que está lá dentro.
    Este arquivo tem nada mais, nada menos que 140MB!
    Ele é uma opção interessante para restaurar o sistema em caso de pane, mas eu prefiro criar uma imagem espelho utilizando um pendrive com Linux e o Partimage.
  5. Até aqui você já deve ter mais de 300MB livres no C:, e a última dica é compactar o disco.
    Para isto clique com o botão direito no “Disco local (C:)” e escolha “Propriedades”.
    Marque a opção “Compress this drive to save disk space” e clique em OK.
    A compressão do disco demora mais ou menos 2 horas, mas se quiser desmarque a opção “Allow files on this drive to have contents indexed in addition to file properties”, isto vai acelerar bastante o processo.
    Depois da compressão o meu drive ficou com mais de 600MB livres.

—————————————————————-

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Windows Seven se mostrou uma surpresa para mim. Não esperava que o sistema fosse tão bem acabado. Tenho utilizado ele no Desktop e espero que a versão final corrija alguns pequenos bugs irritantes, mas provavelmente comprarei uma licença quando o praso de testes acabar em março do ano que vem.

No EEE PC ele é apenas mais uma alternativa ao Xandros que veio por padrão, e como disse antes só é interessante quando utilizamos o EEE PC exatamente da forma para a qual ele foi projetado, ou seja uma máquina simples para tarefas simples.

No próximo tutorial vou mostrar como utilizar um cartão SD para mover algumas partes do sistema em especial a pasta winsxs que cresce sem parar a medida que usamos o computador, liberando assim mais espaço ainda no disco principal. Nos meus testes consegui liberar até 2GB movendo esta e outras pastas para o cartão SD.

Até mais!

UPDATE 1: Cometi um vacilo fatal no fim do tutorial. Quando postei as informações sobre o espaço livre em disco. Mas já corrigi, e a informação correta é a que está no tutorial.
Não sei como cheguei aos números postados, acho que já haia realizado alguns procedimentos antes e como tenho refeito vários testes nos últimos dias me confundi.
O espaço livre total após as dicas deste tutorial é de 600>650MB mais ou menos. E seguindo as dicas de meu próximo tutorial o espaço em disco será de mais ou menos 2GB; mais do que isto deixaria o sistema lento.

UPDATE 2: Tenho utilizado um Pendrive de 4GB para fazer a instalação do Windows Seven no EEEPC, teoricamente da Kingston. Este procedimento era extremamente demorado, mas hoje por ter esquecido o Pendrive no escritório de um cliente, estava utilizando o da minha esposa que é de 2GB apenas. Por incrível que pareça a instalação foi muito mais rápida, chegando a ser tão rápida quanto se estivesse usando um drive externo de DVD.
Acho que meu Pendrive de 4GB é falsificado. Fica a dica, com bons Pendrives a instalação é tão rápida quanto com um DVD externo.

UPDATE 3: Estou testando uma versão extreme clean! Dou notícias.

71 respostas para Tutorial: Instalando o Windows Seven no ASUS EEEPC 701

  1. issao disse:

    caraca mano tu eh muito fera,
    heim tem como disponibilizar ae
    uma iso da instalacao q vc fez num site tipo
    rapidshare ou megaupload???

    eu possuo um eee701 de 2gigaRAM

    me ajuda ae plis
    sou muito noob ainda
    divulgarei seu blog na comunidade do EEE

  2. [...] Acesse o tutorial aqui [...]

  3. issao disse:

    sim sim, eu li o tutorial, mas eu tava perguntando se tem como vc upar a iso pronta do seven, eh q ta meio complicado fazer os hack aki, faz esse favorzin

  4. TonyWalker disse:

    Opa, e aí Issao beleza?
    Cara é o seguinte, não posso fazer isto pois a MS poderia considerar pirataria e trazer problemas para mim correto?
    Se tiver algum problema ou dúvida coloque aqui que eu tento te ajudar!

    Falows!

  5. issao disse:

    ok,entaum eu vou tentar, soh uma duvida, esse esquema funciona com qualquer versao de seven?
    ou tem q ser essa 7100???

  6. TonyWalker disse:

    Bom, eu já testei em várias versões e nenhuma deu problema, funcionou perfeitamente.
    Falow

  7. MaFi-BoSS disse:

    Boas…só tenho a dizer que deu muito jeito este tutorial, pois já andava nas andanças quando pus o XP, o anterior tutorial não dava para o Vista e era muito trabalhoso, mas compensava no final, ter o Eee-PC limpinho e ter um XP levezinho. O que fica numa verdadeira maquininha o Eee-PC (claro para fazer coisas básicas)…Mas fiquei curioso em meter o Vista, ao ver este tutorial do Windows 7…que funcionou para o Vista…Só devo dizer que a parte dos comandos não dá no XP, tive que fazer no Vista…porque de resto foi tudo á primeira…Parabéns ;)

  8. TonyWalker disse:

    Opa, que bom que gostou.
    Realmente os comandos não funcionam no Windows XP, apenas no Vista, Seven e Server 2008.

    Até mais

  9. MaFi-BoSS disse:

    Bom dia xD…estou a agora a instalar a versão do Windows 7 (7264)…para já está a correr bem…mas nunca mais me lembrei das drivers…teve qualquer problema nisso? ou sabe se há drivers do Eee-PC para o VISTA/SEVEN???…

  10. TonyWalker disse:

    Bem, o Seven reconhece tudo. No caso do Vídeo embora o Seven o reconheça também eu utilizei os drivers do Vista (mais instáveis) porque queria utilizar o Aplicativo Asus Tray que controla facilmente a resolução (incluindo 1024X768 virtual).

  11. MaFi-BoSS disse:

    Já concluí a instalação (fazendo também os passos da libertação de espaço no disco) e fiquei com 617 MB, sem fazer o passo final a compressão dos ficheiros…=)…Reparei que me dura mais um bocado a bateria em relação ao XP…Podias pôr o link para os drivers?…eu também usei no XP, o aplicativo Asus Tray, pois reduzia bem a resolução que tinha por defeito, e com o clear type, ficava muito bom…=)

  12. MaFi-BoSS disse:

    Boas…quando poderes diz-me algo, não encontro drivers para o vista :S…falta-me das redes, cam, e assim…se poderes diz algo…

    • TonyWalker disse:

      Mmmm, não sei lhe dizer. Supunha que por reconhecer normalmente no SEVEN no Vista seria igual.
      Se encontrar qualquer informação posto aqui uma atualização.

  13. Augusto Souza disse:

    Belo tutorial cara, mas me reponde uma coisa, seguindo passo-a-passo, quando tu fala que é pra colocar “Memory Requeriments” em 256mb, eu não achei essa Opção, onde se encontra a mesma? E uma outra pergunta, sabe como faz pra instalar o OS em cartões SD?

    • TonyWalker disse:

      Bem, apenas ignore a opção :D ela já vai estar em 256 por padrão. Você está usando o vLite que eu postei?
      Quanto a instalar diretamente no SD ainda não tentei pra valer.

  14. Bruno Araujo disse:

    Olá, primeiramente gostaria de agradecer pelo tutorial.
    fiz tudo direitinho, instalei o seven para fazer os procedimentos e aí dar boot no meu EEE-PC 701, porém após a formatação deu o seguinte erro.

    E:
    CD BOOT
    BOOTSECT.EXE/NT60 H

    “ACESSO NEGADO”

    então não completou o boot. Pendrive Flash Voayger de 16Gb. Alguém sabe como resolver?

  15. Alex disse:

    olá!
    eu tenho um eeepc 701 4gb e 512 ram.
    eu gostaria de ter o seven aqui!
    mas estou com receio que nao funcione certo ou simplesmente as drivers nao funcionem.
    a wi-fi fica a funcionar?
    alguem sabe?
    obrigado

  16. Rafael disse:

    Ótimo tutorial, estou usando o Seven neste exato momento. Aguardo ansiosamente a versão “clean” ou mesmo como liberar mais espaço no disco, devido a necessidade de instalar mais programas nele, apesar de eu estar instalando tudo na pasta do usuário “linkada” com o MKLINK do outro tutorial.
    Obrigado!

    • TonyWalker disse:

      A versão Clean é basicamente a mesma porém removi mais alguns idiomas e outras coisinhas. O que libera mesmo espaço é mover a pasta winsxs para o cartão. Mas para isto tem uns truquezinhos :D

  17. Alex disse:

    olá!
    eu tenho um eeepc 701 4gb e 512 ram.
    eu gostaria de ter o seven aqui!
    mas estou com receio que nao funcione certo ou simplesmente as drivers nao funcionem.
    a wireless fica a funcionar?
    alguem sabe? me explique por favor nao entendi muuito bem….obrigado

  18. Loks disse:

    Eu to com um problema aqui…
    eu baixei o windows 7
    so que o vlite nao acha a iso. alguem me ajuda???
    Belo tutorial.
    Ta ai o nome do arquivo: 7100.0.090421-1700_x86fre_client_en-us_retail_ultimate-grc1culfrer_en_dvd.iso
    ajudaaaaaaaaaaaa

  19. ripernh disse:

    Essa versão roda num P4 1.3 GHZ com 384 mb de RAM ?

  20. ripernh disse:

    Deu certo ficou excelente, mas acho que poderia fazer na versão home premium por que não vejo vantagem usar ultimate para usuário comum. home premium carrega menos serviços assim usa menos memória. tentei aqui mas deu pau erro offline algo assim. na hora de instalar.

  21. Markus disse:

    O tutorial está bem detalhado, mas tenho uma duvida?
    Comecei a fazer o procedimento ontem, ocorre que no item 3 da Primeira Parte vc pede para abrir o VLITE. OK
    Mas qdo fui abrir ele pediu um complemento para baixar do site da Microsoft??? Isso está correto?!?! Pois sem esse complemento eu não consigo usar o VLITE.
    Até mais

  22. Markus disse:

    Exatamente a mesma:- vLite 1.2 completo.
    Já instalei em 3 sistemas.
    Aparece a tela de LICENSE AGREEMENT: clico em I agree.
    Mas não consigo clicar no botão Browse, pq uma tela escrita(Dependencies) fica na frente impedindo, ao menos que eu faça o download do WIN Filter, tb tem um link de WAIK download.
    Obs: Essa mensagem aparece tanto na XP como no Vista.
    Caso saiba de alguma coisa me avise, mas tb estou tentando resolver.
    Inclusive fiz o download desse arquivo de 800mb, mas está muito estranho.
    6001.18000.080118-1840-kb3aik_br.iso

    http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=94BB6E34-D890-4932-81A5-5B50C657DE08&displaylang=en

    Até mais

  23. Markus disse:

    Tony Boa Tarde
    Eu consegui resolver o problema com relação ao Vlite.
    Acabei instalando o MSXML 6.0 + Windows AIK, isso liberou o acesso.

    Mas por outro lado não estou com sorte, pois no item 5, apos clicar em WINDOWS 7 ULTIMATE, quando dou OK o micro reinicia sozinho.(Só zica mesmo) :-)

    Mas vou tentar fazer de novo em outra maquina.
    Até mais

  24. livemanga disse:

    “Windows cannot install equired files. Make sure all files required for installaton are avaliable, and restart the installation. Error code: 0x8007045D”

    Recebo esse erro no início da instalação, após a parte de extract files chegar em 100%. Estou usando um cartão SD de 2GB e já tentei com 2 imagens diferentes do win7 e algumas combinações no vlite.

    Obrigado.

    • livemanga disse:

      “Windows cannot install Required files”

      • Diogo disse:

        Tb Recebi essa mensagem. Era erro na hora de usar o vlite. Voce deve escolher certo as opções para remover senoa ele fica muito grande a instalação. No caso a minha imagem ficou com 1.3 gb. É só fazer como no tutorial na parte 7. Agora no menu na parte de cima da janela clique em:
        Presets > Load > Last Session.
        Abra a Ultima Seção. E lembre-se. Os itens marcados sao os que quer remover.
        Abraços

  25. claudio disse:

    Meu amigo, PARABÉNS!!!
    A insalação ficou show de bola!!!!!

    O netbook tá muito legal.

    Valeu muito pela dica. Você já postou o esquema de colocar o Winsxs no cartãoSD? Só falta isso pra ficar perfeito.

    Valeu mesmo e parabéns!!!!

  26. claudio disse:

    Só pra completar! Eu tenho o XP no desktop e por isso não consegui rodar o diskPart. Mas achei o programa MBRWiz que faz o pendrive ser bootável e roda no XP.

  27. Perduh disse:

    Boas, não é possivel efectuar o ultimo passo? Diz: ntldr is compressed, press ctrl+alt+del…
    Que posso fazer?

  28. Ramon disse:

    Boas,fiz o down do vlite, inicio o programa e aparece me isso http://img194.imageshack.us/img194/9836/semttulovl.jpg
    clico em instal e vai ate essa pagina: http://www.microsoft.com/downloads/thankyou.aspx?familyId=94bb6e34-d890-4932-81a5-5b50c657de08&displayLang=pt-pt a minha questao é, se isso é necessario nao deveria estar no tutorial?é so para nao haver problemas, porque eu sinceramente estranhei..Cumps

    • TonyWalker disse:

      Opa! Não posso falar sobre isto por conta de algumas restrições que a microsoft impôs ao VLite.
      Digamos que tudo que você precisa está dentro deste pacote ai ;)
      Se tiver dúvidas, apenas baixe o Waik e instale conforme informado pelo programa ok? ;)

  29. Markus disse:

    Tony Boa Tarde
    Mais uma vez gostaria de parabenizá-lo pelo Tutorial, como já disse eu consegui fazer todo o procedimento, tanto pelo DVD externo como pelo Pendrive e tudo está funcionando perfeitamente no meu Eeepc, inclusive as atualizações.

    Surgiram 2 duvidas:
    Faz 2 semanas que não ligo meu Eeepc, por falta de tempo e por falta de espaço na HD.
    A pergunta é a seguinte:

    1) Eu gostaria de saber se no próximo tutorial que vc relata nas Considerações Finais que da para liberar até 2 Gb na HD, se tem relação com o tutorial Mover a pasta do usuário para outra unidade no Windows Seven???. Tem alguma dica que vc poderia adiantar com relação a liberação de espaço.?

    2) Quanto a câmera do Eeepc, tem algum procedimento especifico para fazer funcionar? No Setup ela esta ativada, mas não conseguir ver funcionando.

    Até mais
    Obrigado

    • TonyWalker disse:

      Seguinte, a parte sobre liberar mais espaço é complicada de fazer pelo fato de você ter que utilizar o diskpart juntamente com o CD/Pendrive de instação do Seven. E não encontrei uma forma simples de explicar como fazer isto de modo seguro. Mas aguarde que virá.
      A câmera funciona normalmente sem problemas. Não precisei instalar nenhum driver adicional.

  30. José Emilio disse:

    Fala Tony, gostaria de agradecer pelo seu vlite.. graças a ele me animei de instalar o Seven no meu EEEPC 900…
    E aproveito pra retribuir pois percebi que muita gente teve a mesma dificuldade que encontrei com o DISKPART.
    Isso ocorre pois o DISKPART não reconhece Pen drive quando utilizado no XP, a partir do vista é tranquilo.

    Para aqueles, que como eu, encontraram esta dificuldade, segue o link da solução (aleluia):

    http://www.webdicas.org/2009/07/windows-7-pelo-pendrive-usando-seu-windows-xp/

    agora sim seu tutorial tá perfeito :)

    vlw..

  31. ANDRE disse:

    Mais uma vez parabéns pelo tutorial!
    Gostaria de saber se posso seguir os passos do tutorial trocando a versão do ULTIMATE para HOME ?
    Precisaria reconfigurar o Nlite, ou ler uma “Last Section” diferente ????

    Obrigado!!!!

  32. Charles Mendes disse:

    Comigo foi tudo muito bem, até que observei que quem usa monitor extra (LCD 17″ no meu caso), vai ter problemas para obter resoluções apropriadas.

    Até aí tudo bem…

    Mas o meu lindo mundo Windows 7 no EeePC implodiu na forma de um blue screen no primeiro reboot depois de uma tentativa de mudança da pasta Winsxs, seguindo o tutorial publicado em
    http://aspoc.net/archives/2007/12/05/how-to-move-the-winsxs-directory-in-vista/

    Acho que errei a sintaxe de algum dos comandos…

    Mas como domino o processo de Ghost da minha instalação XP anterior ao teste, consegui voltar ao estado pré-Win7.

  33. Charles Mendes disse:

    Informo a todos que é perfeitamente possível instalar a versão final de lançamento do Windows 7, na vertente Professional, usando este tutorial.

    Usei para os testes exemplar genuíno do produto, ou seja, mídia sem alterações e chave válida.

    • Paulo Costa disse:

      Charles, a versao Professional fica melhor do que a Ultimate? Tenho EEE PC 900 1 GB RAM.

      • Charles Mendes disse:

        Oi Paulo. Não tenho a versão ultimate para estabelecer um comparativo.
        Como a Ultimate possui recursos extras, pode ser que fique mais pesado que a Professional, pois em um hardware limitado recursos extras de software não representam ganho de performance, e sim perda.

  34. Eduardo disse:

    pow instalo o vlite e ele manda baixar desse site: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=94bb6e34-d890-4932-81a5-5b50c657de08
    , se não baixo não deixa usar o programa.

    O que fazer?

  35. Jairon Maduro disse:

    Olá,tenho um LG X110 com 1Gb de RAM, 160 HD, processador Aton N270 1.6oGHz, e fiz a instalação do W7, funcionou bem, não ficou lento, mas houve incompatibilidade com os drivers:
    Bluetooth Stack for Windows by Toshiba
    version v6.00.03
    TOSHIBA CORPORATION;
    CyberLink YouCam
    version 1.0.2008
    CyberLink Corp.;
    IP Operator
    version 3.0208.0911.01
    LG Electronics Inc.;
    Messenger
    version 4.7.0.3000
    Microsoft Corporation;
    Microsoft Silverlight
    version 2.0.40115.0
    Microsoft Corporation.
    Também não conseguia acesso Wi-Fi em minha facul, não sei o porque, pois, enquanto os meus colegas de sala estavam conectados, eu não conseguia, diferentemente em meu local de trabalho e em algumas Lan Houses, que conseguia acesso tranquilamente,por isso fui obrigado a voltar para o velho e bom XP.
    Pergunto, o que me aconselha fazer para continuar com o W7, que procedimentos tenho que fazer?

    • TonyWalker disse:

      Amigo, não posso lhe ajudar por não possuir este modelo.
      Mas verifique se há drivers individuais para o Vista nos sites dos fabricantes do seu Hardware.
      Geralmente os drivers do Vista funcionam no Seven sem problemas.

  36. Daniel disse:

    Tony, muitíssimo obrigado, você me fez gostar ainda mais do eee, e contribuiu com muita gente. O único ponto ruim comigo foi o vídeo. Onde eu encontro os drivers do vista e o asus tray, queria a resolução1024X768 virtual, preciso mesmo, será que você poderia me passar o link…. :) Por favor!!!!!!!!
    Um grande abraço

  37. luciano disse:

    Olá,tenho um eeepc 701 4G e de fato,vários dias,usando vlite,nao to conseguindo achar,um tamanho certo,para instalar o windows 7 professional,poderia me ajudar,disponilizando uma imagem iso,ou me ajudando,passo a passo,oque cortar com o vlite do windows 7,pois,quando eu dou boot e carrego os arquivos,na etapa de instalacao de recursos,ele da pau e nao consigo formartar,me ajuda

    meu email é luciano-fadel@hotmail.com

  38. Wlmoraes disse:

    Pessoal. Estou instalando em meu eeepc 701 e a mais de uma hora a instalação não passa da extração de 24%, mas também não dá mensagem de erro.
    Demora tanto assim. Alguém já passou por isso?

  39. Candian disse:

    Valeu pelo tuto… Funcionou tranquilis…
    Só que queria saber se tu já tentou colocar o Leopard no Eee PC, porque fiz a experiência, mas não consegui instalar o wireless de jeito nenhum… e sem internet não rola ficar com o OS X…
    Falows

  40. TonyWalker disse:

    Bom pessoal, estou trancando os comentários em todos os tutoriais relacionados a dicas do Windows Seven, pois creio que todos os passos necessários para a realização dos mesmos estão ai no texto.
    Obrigado

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

